Imagem: Circolando por aí/Cia Espicula/Acervo

A Serra Gaúcha estará representada no maior festival circense do Estado. A Cia Espicula, de Caxias do Sul, Rafael Schizzi, de Garibaldi, e Odelta Simonetti, garibaldense que reside em Caxias, estarão com espetáculos no 8º Sesc Circo, que acontece de 21 a 26 de novembro em Camaquã, na região Centro-Sul.

Ao todo, serão 28 sessões totalmente gratuitas de 15 atrações com artistas consagrados no País e no exterior, que representam cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do Sesc Dramaturgias.

A Cia Espicula apresentará o número “Circolando por aí” em quatro sessões, três delas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental e uma no Largo onde estará instalada a Lona Sesc Circo, na “Prainha”. O número é inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça com acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e gag’s clássicas da palhaçaria por meio dos personagens Pulguita e Timbico.

Já Odelta Simonetti, artista já agraciada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, leva dois de seus trabalhos ao Centro-Sul do Estado no dia 23 de novembro, ambos na Lona do evento. Pela manhã, será a vez de “A Espera”, que usa a linguagem da palhaçaria sob uma ótica feminina, relendo gags clássicas e criando novas, utilizando elementos como música ao vivo, trilha sonora original, mágica e interação com a plateia. Já em “O Circo da Rarley”, à noite, Odelta vive Rarley Davidson, uma palhaça “hardcore” assistente de circo que sonha participar de grandes atrações. Buscando alcançar este objetivo, ela divide com o público talentos e alegrias, com muitas gags.

“O circo sem teto da lona furada meu” será apresentado em duas ocasiões, dias 25 e 26, por Rafael Schizzi. No Largo da Lona, o ator, palhaço, iluminador e cenógrafo interpretará o Palhaço Pitoresco que, através das artes circenses, apresenta um caminho lúdico de conexão entre arte e público, unindo-os em um único objetivo: o amor. O artista também é membro do Grupo Teatral Hora Vaga e do Médicos do Sorriso, que atua em hospitais.

Sesc Circo – É um festival realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura. O evento já contou com sete edições e proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho.

8º Sesc Circo – Grupos Serra Gaúcha

Data: de 21 a 26 de novembro

Local: Largo e Lona Sesc Circo – Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto – Prainha (Rua Gen. Zéca Neto, SN),  escolas e espaços públicos de Camaquã

Bilheteria: Além das atrações de rua, apresentações na Lona Sesc Circo são gratuitas, com retirada prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou qualquer outra Unidade Sesc/RS

Informações: www.sesc-rs.com.br/sesccirco

Circolando por aí – Cia Espicula / RS
Um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça de estética híbrida e lúdica que traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e gag’s clássicas da palhaçaria por meio dos personagens Pulguita e Timbico. Trabalho é da companhia fundada em Caxias do Sul em 2014.

Ficha Técnica:
Atuação: Mikael de Almeida Marques e Micheli de Oliveira dos Santos.

Datas, horários e locais:
21/11 – 10h e 15h – Escola EMEF Ana Tomázia Ribeiro
22/11 – 10h – Escola EMEF José Antônio Netto
22/11 – 19h – Largo da Lona

Indicação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Espera – Odelta Simonetti / RS
A mesa é posta com toda a pompa para um encontro muito especial, a comida foi preparada e está deliciosa, a palhaça se arruma e finaliza os últimos detalhes. Tudo pronto. É só esperar seu convidado chegar. O tempo passa e nada da campainha tocar. A linguagem utilizada é a da palhaçaria, sob uma ótica feminina, relê gags clássicas e cria novas, utilizando elementos como música ao vivo, trilha sonora original, mágica e interação com a plateia. Artista natural de Garibaldi, Odelta Simonetti já foi agraciada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo.

Imagem: A espera/Crédito Aline Rodrigues

Ficha Técnica:
Criação e atuação: Odelta Simonetti
Trilha sonora original: Felipe Tomiello Kuquertt

Data, horário e local:
23/11 – 10h – Lona Sesc Circo

Indicação etária: Livre
Duração: 30 minutos

O Circo da Rarley – Odelta Simonetti / RS
Rarley Davidson faz parte do grande Circus Davidson, conhecido por seus números de “altíssima periculosidade”, onde quem leva a fama são seus irmãos, pai e tios – os homens da família. Ela passa a vida vendendo pipoca e fazendo assistência em números de mágica do grande Carequinha Davidson, seu tio. Porém, seu maior sonho é poder pular em copo d’água, andar na corda bamba, colocar a mão na boca do leão, etc. Ao reproduzir as maiores atrações do grande circo, ela parte numa jornada para descobrir o seu lugar e soltar a sua voz. Neste percurso, ela dividirá com o público momentos  de alegria, encantamento, reflexão e muita graça.

Imagem: O circo da Rarley/Crédito Douglas Trancoso

Ficha Técnica:
Atuação e produção: Odelta Simonetti
Direção: Ana Fuchs
Figurinos: Rachel Zilio
Trilha Sonora: Esmeralda Frizzo e Felipe T. Kuquertt
Cenário: Felipe Tomiello Kuquert

Data, horário e local:
23/11 – 19h – Largo da Lona Sesc Circo

Indicação etária: Livre
Duração: 40 minutos

O circo sem teto da lona furada meu – Rafael Schizzi / RS
Ator, palhaço, iluminador e cenógrafo natural de Garibaldi, Rafael Schizzi dedica-se às artes desde o início dos anos 2000. Membro do Grupo Teatral Hora Vaga e do Médicos do Sorriso, que atua em hospitais, ele vive no Sesc Circo o Palhaço Pitoresco que, através das artes circenses, apresenta um caminho lúdico de conexão entre arte e público, unindo-os em um único objetivo: o amor.

Imagem: O circo sem teto da lona furada meu/Crédito Luiz André Cancian

Ficha Técnica:
Atuação e Direção: Rafael Schizzi
Música: Orlângelo Leal
Figurino: Raquel Capeletto

Datas, horário e local:
25 e 26/11 – 18h – Largo da Lona Sesc Circo

Indicação etária: Livre
Duração: 45 minutos