Foto: Divulgação Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de Caxias do Sul, realiza a 2ª edição da ação cultural “Indígenas e contextos urbanos: apagamentos históricos e retomadas na Serra Gaúcha”. A ação será realizada de 22 de abril a 8 de maio, na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A entrada é gratuita.

A programação conta com roda de conversa, exibição e bate-papo sobre documentário relacionado ao tema, e exibição de uma mostra itinerante. As atividades integram calendário do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, reforçando a trajetória do Arquivo Histórico Municipal em sua reconstrução como arquivo plural, aberto a reflexões e à diversidade de sujeitos e de culturas.

Exibição da Mostra Itinerante “Herança Arqueológica e Indígena do RS”: De 22 de abril a 31 de maio de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas: A mostra é formada pela junção de dois conjuntos de peças que formam a coleção do acervo etnológico do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/Sedac) e a compilação de 30 fotografias doadas pelo fotógrafo Fernando Pires.

Roda de Conversa “Diálogos de memória: saberes tradicionais indígenas, história e arqueologia”: Dia 26 de abril, a partir das 19 horas. Com mediação de Pâmela Cervelin Grassi, servidora do Arquivo Histórico Municipal, e as participações de Raquel Pereira Braga, historiadora e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAS/UFPel) com ênfase em Arqueologia; Orilde Ribeiro, professora da Escola Indígena Nivo, na comunidade Kaingang Pãnónh Mág, em Farroupilha (RS) e acadêmica do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha; e Guilherme Maffei Brandalise, mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH/UFRGS) e Analista em Assuntos Culturais do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/Sedac).

Exibição do documentário “Konhun Mág – o caminho da volta à floresta de Canela” e roda de bate-papo: Dia 08 de maio de 2024, a partir das 19 horas. Com as participações especiais de indígenas e a liderança Cacique Maurício Vem Tánh Salvador, para abordar sobre a produção do filme e processo de retomada de território.

A ação cultural tem o apoio do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/Sedac), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha e VIELAS Espaço cultural.

Para visitas e participações de grupos, é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (54) 3901-1318 ou pelo e-mail do Arquivo Histórico: arquivohistorico@caxias.rs.gov.br.