A reta final de preparação para o vestibular é momento de ansiedade para os jovens. Ainda em cenário de pandemia, novas provas se aproximam em um período que exigiu adaptação de vestibulandos e dos professores que os auxiliam a passar por essa fase. Agora, às vésperas do vestibular da UCS, a hora é de seguir algumas dicas fundamentais para um bom desempenho, como o descanso e a revisão apenas de pontos-chave que costumam ser abordados nas questões.

No próximo domingo, 13, a universidade realiza a sua seleção para Medicina com provas de Química, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Redação e Conhecimentos Gerais – que abrange as demais disciplinas – todas com o mesmo peso. O concurso inicia às 13h30min, com abertura de portões duas horas antes e ingresso no local distribuído em grupos com intervalos de 15 minutos para evitar aglomerações.

“As provas de Química e Redação da UCS costumam ser difíceis e têm particularidades com relação aos demais vestibulares. Se o estudante preferir optar em rever algum conteúdo, indicaria essas duas disciplinas”, salienta Marcos Tusset, coordenador do curso pré-vestibular Fleming Medicina.

Dentre as características próprias da avaliação de redação, estão a obrigatoriedade do título, a escolha de uma entre três propostas e os critérios avaliativos divididos em tese, argumentos, evidências e nova tese (conclusão do texto que deve propor uma nova discussão sobre o tema). Ainda assim, mesmo com as peculiaridades da UCS, nesta fase de preparação é importante reduzir a carga de estudo.

“Às vésperas da prova, o conhecimento já foi construído. Sanar as últimas dúvidas é uma boa estratégia, mas olhar muito conteúdo é pior. Neste momento, tem-se que confiar na preparação, manter a calma e descansar”, acrescenta Tusset.

Outros aspectos importantes para serem levados em conta são o cuidado emocional e a preparação mental para vencer as provas. Para isso, é fundamental estar com a cabeça tranquila e o corpo relaxado. Tentar adaptar a rotina para uma alimentação equilibrada e boas noites de sono podem auxiliar no processo.

Aprovada na primeira colocação geral na UCS, a estudante do terceiro semestre de Medicina e ex-aluna do Fleming, Gabriela Montemezzo Cordeiro, 19, tinha uma rotina de estudo matinal e usou como estratégia a realização de provas anteriores da universidade. “Resolvi concursos recentes até três dias antes e fui para o vestibular com o padrão da prova em mente. Nos últimos dois dias, apenas descansei”, conta.

Para aqueles que ainda preferirem concentrar esforços em algum ponto nesta etapa final, uma boa dica, além da atenção à Química, é manter-se bem informado, pois temas relevantes da atualidade podem estar presentes em questões objetivas e nas propostas de redação –um conselho que ajuda em quaisquer provas e vale, também, para depois da aprovação.

Cuidados pré-provas:
– Revisar apenas conteúdos estratégicos – antes da véspera;
– Estar atentos a fatos relevantes ocorridos no ano;
– Descansar corpo e mente nos dois dias que antecedem as provas;
– Manter uma alimentação equilibrada;
– Adaptar a rotina visando o vestibular;
– Fazer atividades que não tenham relação com estudos;
– Dormir cedo.

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here