Desenvolvido para oferecer orientações a mulheres em situação de risco e de vulnerabilidade social, o aplicativo Protagonizza foi apresentado oficialmente na terça-feira (24), no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS. Para ter acesso aos serviços da plataforma, que vão desde canais de denúncias de violência a dicas sobre empreendedorismo, é preciso fazer um cadastro, simples e gratuito.
O Protagonizza foi desenvolvido pela startup homônima, incubada no TecnoUCS, e idealizado pela sua fundadora, a advogada Brenda Luiza Medina Rech. “Ele nasce como uma ferramenta para ajudar a resolver um problema social, caracterizado pela desvalorização da mulher tanto pessoal quanto profissionalmente”, argumentou Brenda no lançamento do app, durante a edição mensal do UCSiNOVA Apresenta – evento da Agência de Inovação da UCS voltado à divulgação de novas ideias e projetos. Ela acredita que, a partir da sua popularização, o aplicativo tenha capacidade de gerar uma grande rede de apoio para recuperar o protagonismo da mulher, inclusive em âmbito nacional.
A startup Protagonizza surgiu por meio do programa de empreendedorismo StartUCS, e o desenvolvimento do app contou com a colaboração da Ycodifi, uma plataforma white label (permite que uma empresa compre uma solução tecnológica pronta e insira nela a sua marca) baseada em Recife que também participa do programa de incubação. Segundo Brenda, a proposta de valor da startup Protagonizza é “inspirar mulheres a serem protagonistas de suas histórias, facilitando o acesso à informação, conhecimento, serviços e mercado de trabalho, gerando impacto social e desenvolvimento”.