Um grupo de profissionais autônomos e proprietários de pequenas empresas e um desejo: ter mais oportunidade de representatividade em um cenário dominado pelas empresas maiores. Foi assim que, em 11 de abril de 1995, surgiu a Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) – criada como Associação de Pequenas e Microempresas. Desde então, são 27 anos inspirando pessoas e inovando negócios.

Inovar, aliás, é uma das ações que a Apeme faz de melhor desde a sua origem: prova disso é que já no primeiro ano a entidade lançou o “Natal Borbulhante”, marca que viria a se tornar referência de Garibaldi para toda região nos anos seguintes – o mesmo ocorreu com a Noite Branca. Naquele longínquo 1995, bem antes da popularização da internet, a Apeme já se preocupava em realizar ações para incentivar a economia local e essa premissa se mantém até os dias de hoje. Boa parte de iniciativas e eventos que fizeram e fazem a diferença na história da cidade tiveram ou têm participação direta da Apeme.

Hoje a Apeme é uma entidade referência não apenas para Garibaldi, mas para a região. Com um quadro de 980 associados, é dela a responsabilidade de incentivar o empreendedorismo e oferecer suporte para microempreendedores individuais, profissionais autônomos, pequenos e médios empresários. Para isso, são disponibilizados aos associados cursos, consultorias, assessorias e capacitações – muitas delas sem custo.

Uma entidade completa, que busca inspirar pessoas e inovar negócios, ao mesmo tempo em que fortalece a comunidade através de ações sociais. Uma entidade relativamente nova, mas repleta de boas histórias e muito amor envolvido. Uma entidade inspiradora, em todos os sentidos. Eis a Apeme!

Marcos e fatos históricos:
· Em 1995, a Apeme lançou o “Natal Borbulhante”, marca que viria a se tornar referência de Garibaldi para toda região nos anos seguintes.
· Demanda da Apeme, a Incubadora Empresarial de Garibaldi foi criada na década de 1990.
· A Apeme foi pioneira na contratação de parceria com a Unimed Nordeste/RS, para planos coletivos de saúde. Da mesma forma, nos anos 90 foi firmado convênio com a operadora de telefonia Claro, e posteriormente com a Vivo e a Tim, também beneficiando os associados.
· A Apeme foi responsável por trazer grandes shows e eventos a Garibaldi, entre os quais Família Lima, Jovem Guarda, Capital Inicial e Roupa Nova (música), além dos palestrantes Stênio Garcia (2002), o camelô David Mendonça (2004), Claudia Matarazzo (2005), Rodrigo Cardoso (2009), Mario Sergio Cortella (2017), Leandro Karnal (2018) e Amyr Klink (2019).
· Atrativos turísticos como a Estrada do Sabor e a Rota de Compras têm apoio direto da Apeme, assim com o a concepção da ideia da Noite Branca, evento que ganha força a cada edição e que incentiva compras no comércio da cidade às vésperas do Natal.
· A Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), a Associação Gastrô Serra Gaúcha são entidades-irmãs da Apeme, ou seja, recebem apoio no que for necessário.
· Em 2005 foi criada a Apeme Mulher, departamento que busca fortalecer o empreendedorismo feminino.
· A parceria com o Sebrae, firmada desde a criação da Apeme, permitiu uma ampliação e profissionalização dos cursos e capacitações oferecidos aos associados.
· O projeto social “Crescendo com a dança”, criado em 2010, ganhou a incorporação da música e já beneficiou cerca de mil crianças em situação de vulnerabilidade. Após uma parada em função da pandemia, o projeto deve ser retomado no segundo semestre deste ano.
· A atual sede da Apeme, na rua Heitor Mazzini, foi inaugurada em 2016 e passou a ser um amplo espaço para realização de capacitações e eventos e para atendimento aos associados.
· Há 11 anos a Apeme é responsável, em conjunto com dezenas de outras entidades, pela realização do Mês da Mulher.
· Em 2018, a Apeme realizou o Feminina – 1º Congresso de Mulheres Empreendedoras da Serra Gaúcha, evento que teve como objetivo inspirar, fomentar conexões profissionais e incentivar o protagonismo feminino dentro das organizações.
· Em 2021, a Apeme criou um núcleo social através da Parceiros Voluntários – Unidade Garibaldi.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação