Os imigrantes italianos, que colonizaram a Serra Gaúcha, tinham o hábito de se reunir com os vizinhos, nas horas de descanso, para conversar, trocar ideias, comer e ouvir música. Por aqui, esse costume ganhou o nome de filó. Com o tempo, esse tipo de reunião foi se perdendo e dando lugar a outros hábitos, conforme a urbanização das cidades.

Mas uma tradição dessas não pode ser esquecida. Por isso, a Noite Italiana busca resgatar o formato dos filós de antigamente, valorizando a mesa farta, a música e a dança. A cada sábado, dois conjuntos musicais farão a animação: Zo Scarpon e Os Atuais no dia 20, e Zo Scarpon e San Marino no dia 27. A festa deve durar até as 2h30 em ambas as datas.

De rainha a responsável pela cozinha
Entre 2010 e 2012, Rosângela Muterle entrou para a equipe do evento. Ela era a rainha das edições daquele período, o rosto principal da festa. Fotos, vídeos, entrevistas e viagens faziam parte da rotina da soberana. Depois de passar a faixa, o amor pela Noite Italiana seguiu pulsando. De rainha, ela passou a ser a responsável pela cozinha da festa. Isso ocorreu a partir da edição de 2019, graças à experiência da família com refeições e eventos. A equipe de Rosângela monta os pratos que são servidos à vontade ao longo da noite.

Nos dois sábados, a organização planeja servir uma tonelada de polenta (frita e brustolada); 3,5 toneladas de frango (à passarinho e como menarosto); 700kg de queijo; 400kg de salame; 400kg de copa e 10 mil garrafas de vinho. Todos os produtos do cardápio serão produzidos com antecedência, respeitando o tempo de maturação de cada um e preparados com um tempero que só quem é da colônia sabe fazer.

“Nós procuramos resgatar tudo o que era feito nos filós de antigamente, respeitando a tradição da comunidade. É claro que o sabor da colônia vai estar presente em cada prato, mas também queremos incluir uma pitadinha do nosso tempero atual”, comenta Rosângela.

Pepino, pão, bolos, cucas, doces, biscoitos coloniais, grostoli, merengues e frutas também fazem parte do cardápio. E nesta 40ª edição, os organizadores prometem uma surpresa da culinária típica, que só quem for a Antônio Prado vai descobrir.

Ingressos online e em pontos físicos
Os últimos ingressos estão disponíveis no site minhaentrada.com.br. Crianças até seis anos não pagam; crianças de 07 a 12 anos pagam ingresso infantil (necessário apresentação de documento no acesso ao evento). As crianças só entram acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. A organização da Noite Italiana também optou por disponibilizar pontos de venda de ingressos no comércio e entidades da Serra Gaúcha.

Ao chegar no Centro de Eventos, os visitantes serão recebidos pelos mascotes Nono Valentin e Nona Valentina, que representam todas as famílias e suas histórias. O trio de soberanas de Antônio Prado também estará presente: rainha Samuele Bertelli e princesas Érica Forlin e Larissa Rizzi Simioni. Haverá estacionamento amplo e gratuito, bem como segurança durante as duas noites.

Serviço:
Noite Italiana de Antônio Prado
Quando: 20 e 27 de agosto de 2022, dois sábados
Horário: abertura dos portões às 19h, jantar às 20h
Local: Centro de Eventos de Antônio Prado (Rua Germano Girotto, 459)
Outras informações: whatsapp (54) 9 9963.3599 ou www.noiteitaliana.com.br. Lembrando que os organizadores de excursões podem contatar o whatsapp. O estacionamento é gratuito e o evento oferece cadeiras para todos e espaço kids para as crianças.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação