Repare ao seu redor neste início de 2019. Na praia, biquínis de cores neon. Na noite, jeans, xadrez e minimalismo. Nas caixas de som, pagodeiros apaixonados e sertanejos sofridos. Na TV, garotas de cintura alta e garotos de visual surfista no Leblon. Backstreet Boys, Spice Girls, sapatos de plataformas gigantes… Os anos 90 estão entre nós.

Xadrez, jeans, neon…

… muita cor, volume e, ao mesmo tempo, peças minimalistas. Tudo isso vai do armário dos anos 90 às ruas de 2019. “Plataformas gigantescas estão sendo retomadas, assim como o uso de sapatos extremamente pesados com saia e vestido”, descreve Lorenzo Merlino, estilista e professor de moda.

Outras retomadas destacadas por Merlino são as roupas neon, principalmente em biquínis e roupas de praia, a combinação de jeans com xadrez e até um look total jeans ou xadrez. Os maiô (ou body) como peça.
Pagodinho, boyband e dor de cotovelo

Que atire o primeiro Tazo (ou a primeira pedra mesmo, se você não conheceu esse brinquedo nos anos 90), quem nunca balançou ao som de “Lua vai, iluminar os pensamentos dela, fala para ela que sem ela eu não vivo”, do Katinguelê, ou “Que se chama, amor, tomou conta do meu ser, dia a dia pouco a pouco, já estou ficando louco”, do Só pra Contrariar.

O pagode teve sua última era de ouro há duas décadas atrás. No último ano, vimos os cariocas Ferrugem, Dilsinho e Mumuzinho tocarem repetidas vezes nas rádios e em streaming, em uma retomada de destaque do gênero. mais arrumadas a ponto de ser base da produção para uma balada, por exemplo, também é destaque.

“É a primeira vez que vemos uma recuperação tão rápida de uma década, mas isso é reflexo da velocidade do mundo de hoje”, explica Merlino. Ele acredita que, sim, os anos 90 são os novos anos 80 – ou seja, o forte “revival” da década anterior agora acontece com a seguinte.

Nos discos “Tardezinha I e II”, Thiaguinho gravou os sucessos daqueles anos que certamente tocaram e vão continuar tocar em todo churrasco que se preze. Thiaguinho nasceu em 1983 – ou seja, passou parte da infância e da adolescência nos anos 90.

“Toda geração referencia e revencia o momento mais importante de suas vidas – em que puderam fazer suas escolhas, e como essas escolhas deram forma ao seu gosto. O que se viveu entre 15 a 21 anos é a base disso. A geração milenar quer reviver e repescar os 90, assim como a geração ‘New Hollywood’ dos anos 70 quis reviver e repescar os 50”, diz a jornalista e escritora Ana Maria Bahiana.

A teoria de Bahiana pode explicar o momento escolhido para as Spice Girls voltarem em uma turnê de reunião e os Backstreet Boys anunciarem um novo álbum. Não vai faltar público entre gente que viveu os “momentos mais importantes de suas vidas” ao som destes ídolos noventistas.

Mesmo quando a maioria dos artistas continuam por aí, sua estética também pode retornar na voz de artistas mais jovens. É o caso da geração “Amigos” do sertanejo brasileiro.
Sofrência ainda não era termo utilizado no gênero, mas Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo já comoviam o Brasil com “modões de arrastar o chifre no asfalto”. Hoje, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e outros fazem o mesmo – vide o “vazio desse apartamento” de Leandro & Leonardo e Zé Neto e Cristiano.
90 na TV

Esse universo vai ser explorado também na TV com a novela “Verão 90”, que estreia em 29 de janeiro. Para criar um ambiente que relembra a época, os cenógrafos recriaram, por exemplo, bares, restaurantes nos moldes dos bairros Leblon, Ipanema e Gávea na época.

“O maior desafio é reproduzir um passado recente que ainda está muito na lembrança das pessoas”, conta Eliane Heringer, que dividiu a cenografia com José Claudio.

Não é só Jesuíta Barbosa de cabelo desgrenhado com jeans surrados e camisa xadrez que está olhando para trás. O olhar em direção ao passado está em cada objeto de cena, trilha sonora e, claro, no figurino.

“É muito bacana essa oportunidade de trabalhar numa novela da década de 1990 em que algumas das referências são nossos próprios projetos, novelas antigas e que fizemos juntos com o Jorge”, contam os cenógrafos que já trabalharam em “Rainha da Sucata”, “Vamp” e “Vira Lata” com Jorge Fernando, diretor geral e artístico da novela.

Fonte: G1/ Foto: Reprodução/ Instagram