A Associação Brasileira de Enologia (ABE) tem nova Diretoria para o biênio 2021/2022. Conduzida pelo jovem enólogo André de Gasperin, da Vinícola Don Affonso, de Caxias do Sul, a diretoria foi eleita por aclamação em Assembleia Geral realizada na sexta-feira, 4 de dezembro. Gasperin assume o posto do enólogo Daniel Salvador, que esteve à frente da entidade em 2019 e 2020. A nova equipe, já empossada, terá sua primeira reunião ainda este ano.

Com a celebração da ‘Safra das Safras’, a ABE viveu um ano histórico, isso sem contar a pandemia do Coronavírus, que levou a entidade a se reinventar, mantendo-se mais ativa do que nunca. “Foi um ano difícil, especialmente em relação a saúde, a economia e as mudanças necessárias em decorrência do vírus. Mas para o vinho, vivemos um momento espetacular. Enfim, o brasileiro descobriu o seu vinho, o vinho brasileiro. E nós, enólogos do Brasil, não apenas brindamos, mas trabalhamos arduamente para cumprir nosso calendário de ações de promoção do vinho, valorização e qualificação do enólogo. Foi trabalhoso, mas surpreendente, porque fomos além. Mesmo sem estar perto, sem a emoção do presencial, conseguimos unir multidões em torno do vinho. Só tenho a agradecer”, celebra Salvador.

O novo presidente assume com o desafio de seguir o trabalho da ABE, superando resultados. “A ABE vem numa ascendente e isso é fruto do trabalho de todas diretorias que empenhadas sempre seguiram a mesma missão. O enólogo é o centro de todo planejamento, a razão da existência da entidade. Vamos dar sequência, intensificando projetos como o Banco de Dados do Espumante, a Avaliação Nacional de Vinhos, além de cursos, palestras e missões técnicas úteis para a qualificação dos associados”, destaca Gasperin.

Quem é André de Gasperin?
Enólogo, Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, André de Gasperin é o Diretor Técnico e Enólogo Chefe da Vinícola Don Affonso e do Grupo DG do Brasil, de Caxias do Sul. É diretor da ABE desde 2015. É diretor de Agronegócios da CIC de Caxias do Sul. Foi professor de Viticultura e Enologia na Fisul, no curso de Tecnologia em Enoturismo. No IFRS – Campus Bento Gonçalves, foi docente de Enologia, Microbiologia e Química Enológica. Atuou como analista em técnicas cromatográficas no Laren – Laboratório de Referência Enológica e no Ibravin. Também estagiou na Embrapa Uva e Vinho.

Gasperin já participou como degustador internacional em concursos realizados no Chile, Hungria, Itália e Espanha, sendo que nestes dois últimos foi presidente de júri. Foi degustador do Corpo Técnico da Avaliação Nacional de Vinhos nas edições de 2005 a 2020, e da Seleção dos Melhores de Caxias do Sul nas edições de 2005 s 2020. Também foi presidente de mesa do Brazil Wine Challenge 2020.

Diretoria Gestão 2021/2022
Presidente: André Miguel de Gasperin
Vice-Presidente: Ricardo Morari
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Christian Bernardi
1º Secretário: Daniel Salvador
2ª Secretário: André Larentis
Diretor Social: Felipe Bebber
Diretor de Eventos: André Peres Jr.
Diretor de Eventos: Jurandir Nosini
Diretor de Degustação: Michel Zignani
Diretor de Degustação: Mario Lucas Ieggli
Diretora Cultural: Bruna Cristofoli
Diretor Técnico em Viticultura: João Carlos Taffarel
Diretor Técnico em Viticultura: Bruno Motter
Diretor Técnico em Enologia: Leocir Bottega
Diretor Técnico em Enologia: Vagner de Vargas Marchi

Fonte: Conceito Com / Foto: Tatiana Cavagnoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here