O primeiro gibi do projeto Nossa Escola Tem História começou a tomar cores e formas nesta semana. Ele é o resultado do trabalho dos alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Carlin Fabris, localizada em Conceição da Linha Feijó, no Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. Agora a proposta segue na Escola Municipal Paulo Freire com uma série de atividades cujas inscrições estão abertas até quarta-feira (15), com previsão de início para sexta-feira (17).

O projeto “Nossa Escola Tem História” prevê a pesquisa de fontes históricas que irá possibilitar aos participantes o contato com diferentes referenciais. A partir deles as histórias para os gibis começam a ganhar forma. Além disso, são levantadas informações sobre as personalidades que dão nome a escolas caxienses, suas histórias, para a produção textual sobre esses personagens. Também é realizada oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para que sejam criadas as tramas que vão para os gibis produzidos de forma coletiva pelos estudantes. Desenvolvidas no contraturno escolar, as atividades são coordenadas pela historiadora Ana Paula Almeida, o jornalista Régis Vargas e o ilustrador Ernani Carraro.

Nesta nova etapa, agora na Escola Municipal Paulo Freire, as atividades serão realizadas sempre às sextas-feiras, com alunos do 8º ano. O primeiro encontro está previsto para dia 17 de setembro. Nos encontros, trabalham-se atividades de pesquisa histórica, criação textual e produção de ilustrações para a criação do gibi sobre a história da escola e da personalidade que lhe empresta o nome.

No desenvolvimento das atividades com os alunos, os oficineiros apostam na caráter lúdico e do apelo que o formato gibi tem junto ao público jovem. Nesse contexto, a ideia é valorizar e reconhecer a personalidade da pessoa que dá nome à escola, informação muitas vezes desconhecida pela comunidade, deixando um legado às novas gerações sobre as figuras homenageadas por estes estabelecimentos, incentivando a interação comunitária. Outra ação derivada das atividades é a reflexão de aspectos da história de cada escola, suas peculiaridades e contextos.

A previsão de conclusão e lançamento do primeiro gibi do projeto, da Escola Municipal Carlin Fabris, é para o mês de outubro.

O projeto “Nossa Escola Tem História” tem produção cultural da Lynch Gestão Cultural. O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal.

Fonte: Assessoria de imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here