Na terça-feira (19) foi realizada na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a degustação às cegas que avaliou os rótulos da Safra 2021 candidatos a receberem o Selo IP Altos Montes.

Foram avaliadas 12 amostras de vinho e todas foram recomendadas, mais uma vez por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. A recomendação por unanimidade também ocorreu na degustação da Safra 2020.

As vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Vinhos Viapiana, Boscato Vinhos Finos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos e Vinícola Bebber.

Além das 12 amostras da safra 2021, avaliadas e recomendadas por unanimidade, mais 2 amostras da Safra 2020 (a Safra das Safras) foram degustadas novamente para poderem ir ao mercado nos próximos dias, no qual, ambas também foram recomendadas por unanimidade pelos sete enólogos avaliadores.

O Comitê de Avaliação foi composto por dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), um enólogo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. Confira abaixo a lista de avaliadores da degustação.

Apesar da grande expectativa gerada pela safra anterior, o Enólogo da Embrapa e integrante do Comitê Avaliador da degustação Mauro Zanus comenta que se surpreendeu com os vinhos apresentados na produção de 2021: “A despeito do clima ter sido menos ensolarado do que a famosa safra de 2020, ainda assim, as amostras impressionaram pela coloração, pela estrutura dos vinhos e o parecer de todos que participaram aqui hoje foi muito positivo”.

“Nós pudemos degustar vinhos com altíssimo grau de qualidade, comprovando a excelência da Região dos Altos Montes para elaborar vinhos com muito frescor, boa fruta e complexidade”, avalia Bruno Motter, Enólogo da Associação Brasileira de Enologia, integrante do Comitê Avaliador da degustação e Proprietário da Dom Guerino Vinhos Finos. O técnico, que também participou da avaliação da safra 2020, reflete: “São duas safras totalmente diferentes em questões climáticas, mas se pôde comprar que a característica da safra, por ser de clima mais frio, os vinhos se preservaram com muito frescor e acidez”.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.

Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br

Vinhos da Safra 2021 que receberão o Selo IP Altos Montes
Boscato Vinhos Finos
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Luiz Argenta Vinhos Finos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)
Vinhos Fabian
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat
Vinhos Viapiana
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir
Vinícola Bebber
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Comitê de Avaliação
Clóvis Roberto Boscato – Boscato Vinhos Finos
Delto Garibaldi – Vinícola Mioranza (Proprietário do Laboratório Lavin também)
Rudinei Pauletti – Luiz Argenta Vinhos Finos
Elton Viapiana – Vinícola Viapiana
Giuliano Pereira – EMBRAPA
Mauro Zanus – EMBRAPA
Bruno Motter – ABE (Proprietário da Dom Guerino Vinhos Finos)

Fonte: Usina de Notícias / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here