A alimentação é muito importante no nosso dia a dia, não cansamos de o dizer. Ela pode alterar por completo todo o seu humor, a sua saúde, o seu ânimo e outros. Vivemos numa sociedade com um ritmo acelerado e isso, aliado a outros fatores como a ansiedade, o barulho, a luz, o stress, podem afetar a qualidade do nosso sono.

Um corpo com sono torna-se vulnerável e fraco. O enfraquecimento do sistema imunológico aumenta o risco de doenças e a atividade cerebral diminui, provocando o declínio mental. As pessoas que sofrem de problemas de sono, apresentam cansaço, sonolência, falta de atenção e concentração durante o dia. Este problema tem de ser tratado o quanto antes para que não se torne numa doença grave.

Num primeiro momento, em vez de tomar comprimidos para dormir, experimente mudar os seus hábitos alimentares antes de cair no sono. Alie isso a exercícios de relaxamento e horários bem definidos. Não coma nem beba demasiado à noite, para poder permitir ao seu corpo uma boa reparação celular. Recomendamos uma lista de alimentos que o ajudarão a repousar tranquilamente. Evite os enchidos, o chocolate, o alcool, cafeína, bebidas com gás, molho de tomate, pizza, comida picante, e outros, antes de ir dormir.

Atenção, se você tem problemas de sono mais graves ou se os mesmos persistirem, por favor consulte um médico especialista.

Leite
Um copo de leite morno ao deitar irá garantir um sono tranquilo e doces sonhos. O leite contém triptofano, precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite, e apela à sensação de calma. Que por sua vez, ajudará a regular a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Atenção às pessoas alérgicas e sensíveis a nível intestinal. Escolha um leite que se adapte ao seu modo de vida.

Banana
As bananas contêm magnésio e potássio, nutrientes que ajudam os músculos a relaxar. E, tal como o leite, contêm triptofano, que participa na formação de serotonina e melatonina. A serotonina atua no cérebro, e a melatonina deixa-o sonolento.

Amêndoas, Linhaça, Aveia
São uma excelente fonte de ômega 3, as chamadas ‘gorduras boas’, e de triptofano. Além disso, melhoram o humor, a ansiedade, a irritabilidade, a depressão, reduzem o colesterol, estimulam a atividade cerebral e fortalecem os ossos. A linhaça é também um poderoso anti-inflamatório natural.

Ovo
Os ovos são ricos em proteínas, vitamina B12 e colina, substâncias associadas à melhora da depressão. E, consequentemente, das insônias. Mas o ovo não é o único detentor destes elementos, podemos encontrá-los por exemplo no frango, no peru, no queijo, soja, feijão.

Infusão
Todos sabem que as infusões relaxam e acalmam. A camomila por exemplo, é uma erva conhecida por isso. Mas também a verbena, a tília e o espinheiro-branco têm propriedades digestivas e calmantes. Atenção, evite beber muito líquido antes de dormir pois irá acordar muitas vezes para urinar e assim perturbar o seu sono. Prefira fazer uma infusão concentrada num copo pequeno.

Cereais, arroz integral, …
Eles contêm hidratos de carbono de boa qualidade, que regularão a serotonina e a melatonina. Uma dieta pobre em hidratos de carbono deixa as pessoas tristes, desanimadas e mal humoradas. Os melhores são aqueles sem adição de açúcar claro está. Os piores, chamados simples, como o açúcar branco, os doces, as bolachas, etc. criam desequilíbrios de açúcar no sangue, nada bom para o organismo.

Frutas e Vegetais
Alguns frutos e legumes têm propriedades antioxidantes, regeneradoras, protetoras e são essenciais para a saúde física e mental do corpo. Alface, couve, brócolos, cenoura, couve-flor, maças, morangos, maracujá, entre outros, ajudam também a se sentir relaxado e em harmonia.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here