Eles fazem parte do nosso cotidiano e são campeões contra o cansaço. Estes alimentos anti-cansaço ajudam a carregar as baterias e a passar as estações mais difíceis, em que as energias estão mais em baixo. O Petitchef dá-lhe a conhecer estes ingredientes da força.

O chocolate, conjugação de prazer e energia
Rico em magnésio, um nutriente indispensável às células para fornecer energia ao organismo, o chocolate é igualmente rico em ferro, um oligoelemento mineral que favorece a produção energética. Contem também fósforo, que guarda a energia. 100 gr de chocolate negro são um terço das necessidades diárias de magnésio e ferro do corpo. Para lutar contra o cansaço a boa atitude é de comer 2 quadrados de chocolate negro (não mais para evitar as calorias) depois do pequeno almoço ou jantar.

A salsa, um condimento tonificante inesperado
Para atenuar as baixas de energia, nada melhor que a salsa, planta aromática rica em ferro, em beta-caroteno (antioxidante protetor das células) e em vitamina C. 100 gr de salsa por dia traz ao corpo 5 mg de ferro, equivalente a mais de metade das necessidades diárias a partir dos 50 anos de idade.

Os peixes gordos: salmão, cavala, arenque ou sardinha
Todos estes peixes ‘gordos’ em gordura são ricos em ómega 3 e mostraram a sua eficácia quanto ao cansaço crónico. O salmão é rico em vitamina B1, essencial na transformação de açúcar lento em energia. Consoma estes peixes pelo menos 2 vezes por semana, sem muito os cozinhar para não perderem o omega 3. O salmão pode ser consumido cru em forma de sushi por exemplo e a sardinha é igualmente deliciosa crua.

As carnes vermelhas, ideais para recarregar as baterias
As carnes vermelhas são excelentes fontes de ferro e ajudam a lutar contra o cansaço. Um bom bife contem ferro que as células transformam em energia para o organismo. O ferro presente no sangue das carnes é melhor assimilado pelo corpo do que o que vem de vegetais. A carne vemelha é ainda rica em proteínas animais, fonte de vitalidade. Para as necessidades diárias do corpo, consuma 200 gr de carne vermelha não muito cozinhada. Se não gosta de carne vermelha, saiba que a morcela e os miúdos (entranhas) de aves são também ricos em ferro e uma boa escolha de subtituição.

A laranja, a rainha do boost energético
Questão boost energético, a laranja é número um! Ela é cheia de vitamina C, que preserva as defesas imunitárias e protege as células. A pele espessa é um verdadeiro escudo contra a luz, inimiga desta preciosa vitamina. Uma laranja equivale a 70 mg de vitamina C e satisfaz mais de metade das necessidades diárias. Os limões, as toranjas ou clementinas, são citrinos ricos em vitaminas, recomendados para lutar contra o cansaço.

As massas, açúcar lento, energia de longa duração
Os desportistas conhecem bem os segredos da massa, rica em glícidos (açucar lento), que fornecem ao corpo a principal fonte de energia. Estes glícidos têm a particularidade de ser absorvidos e assimilados lentamente, oferecendo a energia necessária durante o dia. Para cobrir a metade das necessidades diárias, consuma 200 gr de massa, que contem cerca de 120 gr de glícidos. Privilegie a massa de trigo integral.

Fonte: PetitChef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here