A segunda agroindústria familiar de vinho colonial da região da Serra, a “La Nostra Cantina”, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (08/08), em Garibaldi. Localizado na comunidade de Marcorama, o empreendimento vai envolver o trabalho do casal Aldo e Adriana Lazzari e do filho Guilherme.

Durante a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, lembrou que estas agroindústrias estão sendo possíveis graças ao esforço de várias entidades e ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que viabilizou a Lei do Vinho Colonial no RS, por permitir a venda da bebida com o talão de produtor. “Essa é mais uma das políticas públicas à disposição dos produtores. Dá uma tranquilidade para o produtor de uva transformá-la e oferecer esse produto para as famílias”, ressaltou.

Lazzari contou que a atividade iniciou com o pai e que, quando soube da Lei do Vinho Colonial, a família se interessou e buscou orientação para os encaminhamentos necessários para a obtenção do registro. O agricultor agradeceu às entidades envolvidas nesse projeto, que o ajudaram em todo o processo para chegar até a inauguração do empreendimento. Neste ano, a família produziu 14 mil litros de vinho colonial com uvas próprias, mas pretende atingir os 20 mil litros por ano permitidos pela lei, para comercialização em feiras, cooperativas ou na propriedade. “É uma conquista para nós, é um sonho, porque a gente sempre sonhou em ter um negócio legalizado”, acrescentou a esposa Adriana.

“É uma enorme satisfação ver mais uma família com o seu negócio e fixada no campo”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Luciano Rebelatto.

Para o vice-prefeito de Garibaldi, Antônio Fachinelli, o empreendimento servirá como exemplo para outros que irão surgir, fazendo com que o agricultor possa buscar cada vez mais implementar a sua receita através do beneficiamento da produção e da agregação de valor.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here