Símbolo de compaixão e empatia, a caridade é, também, uma demonstração de fé. Buscando a integração da comunidade no exercício da solidariedade, desde 1983 a Festa de Santo Antônio promove a Ação entre Amigos. Inspirada no espírito benemérito do padroeiro de Bento Gonçalves, a iniciativa visa a angariar fundos que são revertidos em obras para a Paróquia e comunidades.

Desde 2015, a organização da Festa definiu que os valores arrecadados pela ação sejam destinados, de forma integral, na ajuda para localidades que estão construindo seus espaços de evangelização. Nos últimos cinco anos, foram erguidas quatro igrejas nos bairros e distritos bento-gonçalvenses: Santa Paulina, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Caravaggio e Nossa Senhora Medianeira – além de obras paroquiais, como o Recanto de Santo Antônio e a instalação do novo sistema de som do Santuário.

Há, ainda, dentro do escopo de atividades beneficiadas, a atuação benemérita da Casa Pão dos Pobres, mantida pela Paróquia e que está distribuindo, em média, 600 cestas básicas e aproximadamente quatro mil fraldas mensalmente à população carente. “Todos juntos formamos a única família de Deus, que é a Igreja. Sabemos que não podemos ser cristãos sem uma comunidade de fé e de partilha. Nos alimentamos a partir da Palavra, da Eucaristia, da Caridade e da Ação Missionária. Por isso, temos investido na formação de pessoas, obras de caridade e construções por meio da ajuda de nossa comunidade”, comenta o padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia Santo Antônio.

Na agenda da 142ª Festa de Santo Antônio, a promoção da Ação Entre Amigos ganha importância extra pelas circunstâncias que permeiam a sociedade: mais pessoas em situação de dificuldade financeira, decorrente dos desdobramentos econômicos da pandemia, que precisam de ajuda, e a necessidade de fortalecer os vínculos comunitários em tempos de distanciamento social. “Convidamos a comunidade a participar dessa corrente como forma de colaborar ativamente com o bem-estar do próximo, visto que os recursos arrecadados têm aplicação direta em ações em prol do coletivo. Sabemos que o momento é de dificuldade para todos – um motivo ainda mais forte para exercitarmos a compaixão e auxiliarmos quem mais requer amparo”, diz o coordenador do comitê de festeiros, César Anderle.

A promoção irá sortear dois automóveis zero quilômetros (um Volkswagen Gol Branco e um Fiat Mobi Vermelho), além de prêmios como um sofá eletrônico (Omega Virato); um conjunto de colchão terapêutico e box padrão (Sonomais) e uma viagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida (Apoio Sul Assessoria em Viagens), com uma cozinha (Multimóveis).

O valor de cada cautela é de R$ 10,00, e o sorteio será no dia 29 de agosto. Mais informações sobre a aquisição das rifas podem ser obtidas diretamente na secretaria paroquial pelo telefone (54) 3452-1634 ou diretamente com os festeiros da edição desse ano.

Casais festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio:
Andrey Arcari e Monaliza Salvador Arcari
Celso Centenaro e Simone Dall’Osbel Centenaro
César Anderle e Simone Ribeiro Anderle
Euclides Penso e Stela Penso
Leandro Moro e Carla Zortea
Valdir Piva e Liane Rostirola Piva

Festeiros Jovens:
Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa
Herson Baldissera e Denise Baldissera
Maicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli

Fonte: SiteSantoAntonio / Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here