Imagem: Divulgação/Sofia Fiorio

A abertura do XVI Salão Campus 8, na terça-feira, 17 de outubro, iniciou com a revelação dos trabalhos selecionados e das obras premiadas do 9º Prêmio Koralle, promovido pela Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS. A cerimônia, que ocorreu no hall inferior do Campus 8, premiou com o primeiro lugar a acadêmica de Artes Visuais Sofia Rigotti Fiorio. Colegas de curso de Sofia, Milena Nervo e Juliana Desconsi ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente. As atividades integram o projeto Mostra UCS Campus 8.

Nesta edição, 13 trabalhos bi e tridimensionais foram escolhidos pela comissão julgadora. Suas temáticas envolvem animação, colagem, desenho, fotografia, instalação, pintura e videoinstalação. As produções selecionadas estão expostas no Campus 8 até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. De 10 de novembro a 10 de dezembro, a mostra estará na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com visitas às segundas-feiras, das 9h às 16h; de terça a sexta-feira, das 9h às 22h; e aos finais de semana, das 16h às 22h.

Trabalhos Premiados 

A série de seis trabalhos produzidos por Sofia Rigotti Fiorio, vencedora do 9º Prêmio Koralle, teve como referência o pintor Jonathas de Andrade, que representa, de forma literal, ditados populares. As pinturas são conectadas pelo elemento ‘ovo’, palavra utilizada no cotidiano, apresentando diversos significados e contextos, produzindo analogias com situações da vida, às ideias de que somos pessoas diferentes e as decisões delicadas tomadas em relação a algo ou alguém.

Em segundo lugar, Milena Nervo apresentou a videoinstalação “12 minutos”, que consiste em parte de um vídeo de formigas se aglomerando em pirulito. A artista revela que na videoinstalação, os pirulitos, objetos de porcelana e o microscópio que fizeram parte de sua infância evocam o luto, o tempo e as memórias afetivas ligadas à figura paterna.

Terceira colocada, a artista Juliana Desconsi apresentou a colagem sobre o papel “0,5%”. Ela relata que durante uma visita a um sebo, deparou-se com um dicionário enciclopédico da década de 1960, em que a figura feminina representava 0,5% em relação à figura masculina retratada. Desse modo, a autora questiona onde está o pertencimento da mulher retratada na história.

Os trabalhos individuais colocados, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares, foram premiados com uma disciplina de 40 horas da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura em 2024 + 1 Kit Koralle; um curso oferecido pelo Programa de Linguagens da Arte (PLA) em 2024 + 1 Kit Koralle; e 50% de desconto do valor de um curso oferecido pelo PLA, no ano que vem + 1 Kit Koralle.

1º LUGAR

Sofia Rigotti Fiorio – Artes Visuais

2º LUGAR

Milena Nervo – Artes Visuais

3º LUGAR

Juliana Desconsi –  Artes Visuais

MENÇÕES HONROSAS

Cláudio da Costa –  X.I.P.: a ruína da Dublê

Morgana Oliveira – Cor tem Gênero?!

Estudantes com trabalhos selecionados:

Eduardo Guerra Marcon

Elliot C

Leandro Menezes Lopes

Mariana Lunavoltz

Marina Bastos

Marina Witt

Micaela Menon

Tchervinsqui