A importância da leitura no século XXI

0
1081

Os livros estão em nosso redor e chegam com cada vez mais frequência até às nossas livrarias. Ainda assim, olhamos hoje para eles como uma espécie ameaçada, já que as novas tecnologias têm, em alguma medida, vindo a substituir o papel.

Não é incomum que se ouça o queixume dos pais sobre os filhos que não gostam de ler. Este é, de facto, um hábito que tem vindo a perder-se, à medida que proliferam as opções de divertimento e que as novas tecnologias se tornam mais acessíveis.

Hoje, levantamos questões sobre a leitura e sobre o seu papel na vida quotidiana dos Millennials. Será que esta ainda representa uma fonte de conhecimento efetivo para a construção do futuro? Poderá ela contribuir para o nosso sucesso? Qual o papel do livro nas transformações sociais do nosso século? 

Sobre a leitura, as perguntas são diversas e as respostas não ficam aquém. A percepção da realidade e a edificação do mundo ainda assentam, fortemente, nos hábitos de leitura. Mas, afinal, qual é o olhar que devemos ter sobre a leitura no século XXI? Esta é a questão à qual, hoje, queremos responder. 

Livros que fazem a diferença

Hoje, a pertinência dos livros permanece. Importantes para a formação cultural de um ser humano, bem como para potenciar a inteligibilidade do mundo e criar estruturas de raciocínio, os livros são fortes aliados da cultura, da educação e do sucesso. Vários livros têm visto a luz do dia. Promovendo valores diversos e contando histórias distintas, não podem ser ignorados os melhores livros escritos por mulheres e homens em todo o mundo.

Estes livros não se limitam a explorar os meandros da imaginação humana. Permitem a criação de objetivos, a estrutura de um pensamento crítico, alicerçam a clareza de pensamento e permitem que uma pessoa possa ter, no mundo e na vida, uma participação ativa, que facilita a interação com os outros e propícia a realização pessoal e profissional.

A expansão de horizontes permitida pelo livro é única. Questões relacionadas com a transformação social, com a língua, com a cidadania e com a equidade disseminam-se desta forma. Através do livro, podemos conquistar novas ferramentas, capacidades e competências. Assim, os livros podem, mesmo no nosso século, fazer a diferença. 

Outras formas de ler

Um Millennial será sempre um Millenial. Não adianta que se destaquem todas as vantagens da leitura: o mais certo é que não encontrem, nesta atividade, um prazer muito intenso. 
Ainda assim, as novas ferramentas podem ajudar a conquistar leitores entre o público mais jovem, ao permitir o acesso a novas formas de ler.

A promoção da leitura é algo que deve ser estimulado pelos pais, desde cedo; e algo que as próprias políticas do Estado devem garantir, ao fornecer estruturas que permitam o incentivo à leitura.

Quanto às tecnologias, estas podem ser vistas como uma forma de impulsionar o gosto pela leitura. Plataformas interativas com esta finalidade, assim como a proliferação dos e-books podem ser aliados de quem quer criar hábitos de leitura que acompanhem o ritmo frenético da atualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here