Cybertruck de Elon Musk: problemas com ferrugem e oxidação

Desde seu lançamento, a Cybertruck da Tesla, a caminhonete elétrica futurista prometida por Elon Musk, tem sido um tópico de grande interesse. Porém, recentemente, um problema inesperado surgiu: a formação de ferrugem.

Proprietários relataram manchas de ferrugem em suas Cybertrucks novas, contradizendo a promessa da Tesla de um veículo com carroceria de aço inoxidável resistente e durável.

Houve especulações sobre as possíveis causas desses problemas. Uma teoria sugerida é a contaminação ambiental, como poeira ferroviária durante o transporte dos veículos.

A ideia é que as partículas metálicas finas produzidas pelas rodas dos vagões de trem sobre os trilhos podem aderir aos veículos. Quando expostas à água e a outros elementos, essas partículas podem ser corrosivas.

Outra consideração importante é a natureza do aço inoxidável em si. Enquanto muitos acreditam que o aço inoxidável é completamente imune à ferrugem, na realidade, ele é apenas mais resistente à oxidação do que outros tipos de aço.

A Tesla afirma utilizar uma liga própria, denominada 30X, para a Cybertruck, mas mesmo assim, algumas graduações desta liga podem sofrer oxidação em certa medida.

A Cybertruck não possui uma camada de verniz, que em outros veículos atua como uma barreira protetora contra ferrugem e oxidação

Isso significa que qualquer arranhão atinge diretamente as chapas de aço inoxidável. A Tesla recomenda a remoção imediata de substâncias corrosivas como graxa, óleo, fezes de pássaros, resina de árvore, insetos mortos, sal de estrada e outras contaminações para prevenir danos. Produtos como Bar Keeper’s Friend e CitriSurf 77 foram recomendados para a limpeza dessas contaminações superficiais.

Embora não seja um problema generalizado, esta situação destaca a importância da manutenção e cuidados adequados com veículos de acabamento especial, como a Cybertruck. Tanto proprietários atuais quanto potenciais compradores devem estar cientes dessas necessidades específicas de cuidado. Ao mesmo tempo, a equipe da Tesla e especialistas continuam trabalhando para abordar e esclarecer esses problemas, assegurando aos usuários que as manchas são apenas contaminações superficiais que não afetam o metal base.

Preservando a Cybertruck: Estratégias e cuidados contra a corrosão prematura

A manutenção e os cuidados com a Cybertruck da Tesla, especialmente em relação à oxidação, têm sido um ponto de foco tanto para os proprietários atuais quanto para os potenciais compradores. De acordo com as informações disponíveis, a Cybertruck, sendo um veículo com carroceria de aço inoxidável, apresenta desafios únicos de manutenção que requerem atenção especial.

Primeiramente, é importante esclarecer um equívoco comum: apesar do aço inoxidável ser mais resistente à oxidação do que outros tipos de aço, ele não é completamente imune à ferrugem. A Tesla utiliza uma liga própria, conhecida como 30X, para a carroceria da Cybertruck, que ainda pode sofrer oxidação em certa medida.

Proprietários relataram manchas de ferrugem em suas Cybertrucks, especialmente após exposição à água. Uma teoria é que isso poderia ser resultado de contaminação ambiental, como poeira ferroviária, um problema comum para veículos transportados por trens. Essas partículas metálicas, quando expostas aos elementos, podem ser corrosivas.

O manual do proprietário da Cybertruck recomenda a remoção imediata de substâncias corrosivas como graxa, óleo, fezes de pássaros, resina de árvore, insetos mortos, sal de estrada e outros contaminantes para prevenir danos. Para a limpeza dessas contaminações superficiais, produtos como Bar Keeper’s Friend e CitriSurf 77 foram recomendados.

Além disso, para uma proteção mais duradoura, algumas opções como revestimentos cerâmicos e películas de proteção transparentes podem ser consideradas, embora possam representar um custo adicional. É fundamental que os proprietários se adaptem a essas necessidades específicas de cuidado para manter a integridade estética e funcional de seus veículos

Fontes: Electrek; The Register