Ao contrário do que se imaginava a busca por reformas residenciais deu um salto desde o início da pandemia. Para se ter uma ideia, somente nos dois primeiros meses da crise sanitária em 2020, a procura por profissionais de arquitetura avançou 112% em relação ao mesmo período de 2019, segundo um levantamento do aplicativo de serviços GetNinjas.

Com mais tempo em casa, inclusive em trabalho remoto, as famílias priorizaram o conforto e buscaram por reformas deixando este mercado ainda mais aquecido. Segundo pesquisa da Talenses Groups, 18% dos entrevistados alegaram que o maior desafio de se trabalhar em um home office, por exemplo, é a sua estrutura física.

Outra demanda diz respeito a espaços ao ar livre, como varandas e áreas privativas. A procura por imóveis com este perfil também aumentou durante a pandemia. Segundo pesquisa do portal Imovelweb, o aumento da busca por imóveis com varanda gourmet cresceu 163% em relação a junho do ano passado.

O aumento de procura por casas também foi significativo. Segundo pesquisa da empresa de aluguel de imóveis Quinto Andar, a demanda por casas subiu 8%. Já as casas de condomínio, por exemplo, passaram a ser 20% mais buscadas após o começo da quarentena na cidade de São Paulo. Além disso, a procura por imóveis com apenas um quarto teve queda de 10%, contra alta de 2% na busca por imóveis de 3 quartos e de 3% por 4 quartos.

Para entender um pouco mais de como está esse mercado durante a pandemia, e o que esperar no próximo semestre, conversamos com a arquiteta, especialista em interiores, Bruniele Schneider.

Por que o mercado de reformas se tornou tão atrativo?
Com a chegada da pandemia e a reclusão das pessoas em suas casas, ocasionou uma preocupação com o conforto e um olhar para ambientes que antes não eram tão necessários, como o home office, além disso, os consumidores começaram a curtir mais a casa e os ambientes acabaram se tornando uma extensão deles mesmos, por isso a vontade de ter espaços com extremo conforto, funcionalidade e identidade.

Como estão os preços com este mercado aquecido? E que o mercado está buscando?
Infelizmente com o mercado superaquecido, os valores estão em alta.
O mercado está buscando funcionalidade, estética e durabilidade. A percepção das pessoas dentro de casa mudou agora, todos os ambientes são pensados para passar um maior período de tempo.

Este é um bom momento para reforma ou, com os preços altos, é melhor esperar?
Com o mercado em alta o conselho é não esperar mais, se você precisa reformar a sua casa, busque um profissional qualificado para lhe auxiliar e mãos à obra! As demandas estão acima da média e isso tende a aumentar os preços. Não temos esperanças de normalidade nos próximos meses.

Como um arquiteto pode auxiliar neste momento para quem busca uma reforma?
Um arquiteto vai projetar e desenvolver espaços com base na necessidade dos moradores, proporcionando ambientes para um dia a dia mais prático e agradável, aliando estética e funcionalidade também ao bolso do cliente, uma reforma precisa estar assessorada por profissionais de arquitetura e mão de obra especializada, para evitar prejuízos, perda de tempo e dor de cabeça.

Com a falta de materiais, qual a melhor solução?
Contratar um arquiteto que te possa auxiliar é primordial, ele vai estar por dentro do mercado e sempre adquirindo informações com os fornecedores, aliado a isso o profissional de arquitetura consegue utilizar nos projetos materiais com maior disponibilidade no mercado.

Como foi o seu fluxo de trabalho durante a pandemia?
Meu fluxo de trabalho dobrou em 2020, no inicio de 2021 teve uma leve queda com a chegada da “segunda onda de covid-19”, o consumidor teve medo de como seria esse período e segurou os investimentos, porém, no segundo semestre do ano voltou a subir e a agenda está quase lotada esse ano. Inclusive, a maioria dos fornecedores como marcenarias, com a alta demanda que já era comum em finais de ano, estão agendando entregas para os primeiros meses de 2022.

A dica é começar os projetos agora para executa-los no inicio do próximo ano, como os prazos de entrega dos fornecedores estão altíssimos, vale a pena se organizar com antecedência.

Ficha e contatos da Bruniele Schneider:
Arquiteta com especialização em interiores.
Site: www.brunieleschneider.com
Contato: (54) 9 9208-8596

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here