Comercializado em práticas embalagens de papelão com bolsa de plástico flexível, o Bag-in-Box (BIB) ganha o protagonismo que merece na 8ª edição da Grande Prova do Brasil.
As vinícolas de todo o País já podem realizar inscrições até o dia 20 de maio pelo link http://www.riowineandfoodfestival.com.br/grande-prova-vinhos-do-brasil/ e no mesmo endereço obter informações sobre regulamento.
A inclusão da categoria revela a vanguarda do concurso. Em 2019, a embalagem especial, disponível em 3 ou 5 litros para beber calmamente sem risco de perdas, terá a possibilidade de competir em três categorias: brancos, rosados e tintos. Em países nórdicos, como a Suécia e Noruega, os BIB já passam dos 60% e na tradicional França pode-se encontrar até Grand Crus nas embalagens. “Os BIBs são uma realidade que têm tudo a ver com o Brasil, já passou da hora da indústria investir mais nesse tipo de embalagem. Poderia listar aqui inúmeras vantagens, como a longa vida do vinho após aberto-quase dois meses- o que já justificaria, mas tem muito mais, o preço, o transporte, a armazenagem, além de estar ecologicamente alinhado”, argumenta Sérgio Queiroz, jurado, diretor do Grupo BACO e entusiasta das caixinhas.
Prova às cegas
A 8ª GPVB, maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado, acontecerá no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, entre os dias 03 e 06 de junho, com especial expectativa pela chegada de muitas amostras da espetacular safra de 2018. O certame chega em 2019 mantendo a tradição de ter as amostras degustadas por um time de renomados especialistas, aferindo plena confiança aos resultados. Prova disso é que em seu primeiro ano foram avaliadas 284 amostras de vinhos, e em 2018 atingiu o recorde de 127 vinícolas, 916 amostras, sendo 869 vinhos e 47 sucos de uva.
“O importante não é conhecer o que estamos provando, se de uma grande vinícola, ou pequeno produtor. Aqui vale a qualidade, e pelo perfil dos jurados, por sommelieres, educadores, experts, jornalistas, o consumidor pode esperar algo bem alinhado ao seu paladar”, ressalta Marcelo Copello, presidente do júri.
Selo, premiação e evento
A cerimônia de entrega dos prêmios, certificados e medalhas acontecerá este ano no próprio Hotel Vila Galé Rio, no dia 07 de junho, às 14h, quando serão revelado os vencedores e destaques. A partir das 15h30 e durante 08 de junho será o momento de enófilos, sommeliers e curiosos provarem em primeira mão os grandes néctares do Brasil.
O GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin, Sindivinho, Aprovale, Vinhos de Altitude, Vinho Vasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, ABS-RJ e Hotel Vila Galé.
Conheça as categorias que serão avaliadas
- Espumante Brut branco Champenoise
- Espumante Brut branco Charmat
- Espumante Brut, Extra-brut e Nature rosé Champenoise
- Espumante Brut rosé Charmat
- Espumante Extra-brut branco Charmat e Champenoise
- Espumante Nature branco Charmat e Champenoise
- Espumante Prosecco/Glera Charmat e Champenoise
- Espumante Moscatel branco
- Espumante Demi-sec branco Charmat e Champenoise
- Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé Charmat e Champenoise
- Branco Chardonnay
- Branco Sauvignon Blanc
- Branco Gewurztraminer
- Branco Riesling Itálico e Renano
- Branco Moscato
- Branco de Outras Castas e Cortes
- Tinto Cabernet Sauvignon
- Tinto Merlot
- Tinto Tannat
- Tinto Pinot Noir
- Tinto Cabernet Franc
- Tinto Marselan
- Tinto Touriga Nacional
- Tinto Tempranillo
- Tinto Malbec
- Tinto de Outras Castas
- Tinto Cortes
- Tintos Super Premium(*) (acima de R$ 150,00 no varejo)
- Rosés
- Doces e Fortificados
- Best Buy (com preço até R$ 50 no varejo)
- Suco de uva integral branco
- Suco de uva integral tinto
- Bag-in-Box tinto
- Bag-in-Box branco
- Bag-in-Box rosé
Fonte: Adri Silva Agência de Conteúdo / Foto: Reprodução Internet