
Após o circuito de exibições em diferentes instituições de cultura e de ensino, o documentário Patrimônio Vivo está disponibilizado no YouTube para a comunidade em geral acessar e conferir as memórias e afetos da comunidade de São Luiz das Antas, localizada no distrito de Tuiuty. A produção, dirigida pela historiadora bento-gonçalvense, Sabrina de Lima Gressele, cria uma cartografia territorial de raízes e de pertencimento, onde tradições e sotaques da cultura italiana perseveram na sucessão geracional.
O projeto foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, com investimento de R$ 40 mil, tendo linha de trabalho iniciada em setembro de 2024. O percurso de construção do primeiro olhar audiovisual para aquela comunidade que foi cenário de desenvolvimento com a construção da linha ferroviária em um exercício de narrativa sociocultural. “Patrimônio vivo” foi muito bem recepcionado pela comunidade que se emocionou na estreia oficial, que ocorreu em novembro passado. De lá para cá, vem ganhando cada vez mais elogios pela sua abordagem humana e sensível.
“Agora, ‘Patrimônio vivo’ está no mundo. Meu sentimento é de dever cumprido. Para além do registro, é um documentário rico de vivências, que pode inspirar outros trabalhos sobre a via férrea. Espero que as pessoas se apaixonem e se aventurem na história de São Luiz das Antas e seus personagens como eu fiz”, destaca Sabrina.
Acesse o documentário “Patrimônio Vivo” no YouTube: https://youtu.be/RQwKycnABaU?si=7ty_NqBDrgiKB5Oq