Foto: Freepik
Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre Yoga na terceira idade.

O aumento do interesse de idosos pelo Yoga não é uma tendência passageira, é um movimento consistente, sustentado por pesquisas científicas e pela necessidade crescente de práticas que promovam a longevidade com autonomia.

Em um contexto em que a população vive mais, manter o corpo funcional e a mente equilibrada tornou-se prioridade. É nesse cenário que o Yoga, especialmente em metodologias voltadas para a biomecânica, tem conquistado espaço.

De acordo com Francisco Kaiut, fundador do Método Kaiut Yoga, essa conexão faz todo sentido com os milhares de anos de uso da prática. “O Yoga é benéfico em todas as idades, mas é especialmente importante para idosos principalmente quando se trata de mobilidade saudável. A frase resume uma realidade: envelhecer não precisa significar perder movimento, mas preservar, e até recuperar, capacidades corporais essenciais”, afirma.

Entre os benefícios está a redução de dores crônicas e rigidez; Melhora da mobilidade e da autonomia diária; Regulação do sistema nervoso e bem-estar emocional; Fortalecimento sem impacto, pois idosos precisam de exercício, mas nem todo exercício é seguro para eles.

O Yoga para idosos não é uma adaptação forçada da prática tradicional, é um caminho natural, alinhado às necessidades do corpo que envelhece e que, com estímulos adequados, pode continuar forte, estável e funcional.