
A Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul realiza nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22) o III Seminário de Educação Infantil Cuidando das Infâncias. Ao longo dos dois dias, o encontro destinado aos profissionais que atuam diretamente com o público da educação infantil nas Escolas de Educação Infantil (EEIs) da gestão compartilhada propõe reflexões sobre as práticas pedagógicas, o papel da escola e do educador e a forma como o cotidiano dialoga com a cultura local. A programação destaca a formação continuada como um dos caminhos mais potentes para qualificar as ações em rede, promovendo momentos de estudo, trocas e reflexões sobre o cotidiano pedagógico.
Nesta quarta, cerca de 950 profissionais da educação, dentre os vinculados às 51 EEIs, ligados ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM), bem como servidores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) participaram do primeiro dia do seminário. Em sua terceira edição, o evento se consolida como o mais representativo encontro de formação do município voltado aos profissionais da Educação Infantil. Participam auxiliares de limpeza, auxiliares administrativos, coordenadores, educadores, apoios docentes, trabalhadores do PIM, cozinheiras e auxiliares de cozinha, profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cuidadores e servidores de EMEFs.
O evento formativo conta com palestras e oficinas distribuídas em diferentes auditórios da cidade. Neste primeiro dia, palestras ocorreram no auditório do Centro Poliesportivo do SESI e no auditório da CIC. Na cerimônia de abertura, que contou com a participação da Banda Vanguarda, da Guarda Municipal, a secretária Municipal da Educação, Marta Fattori, destacou a importância da formação continuada para a qualificação dos profissionais que atuam com as infâncias no município. O prefeito em exercício, Edson Néspolo, ressaltou os esforços da gestão municipal na ampliação e no fortalecimento da Educação Infantil, com atenção especial ao acolhimento das famílias imigrantes, e lembrou que, a partir de março, terá início a construção das primeiras novas escolas de Educação Infantil do conjunto de 31 que fazem parte da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação.
Programação voltada aos diferentes profissionais que atuam na rede
As temáticas do primeiro dia dialogam diretamente com os objetivos da formação, que busca qualificar o trabalho com as infâncias, instrumentalizar educadoras e educadores e provocar reflexões teórico-práticas sobre o cotidiano pedagógico. Foram abordados temas como fundamentos legais do cuidado com as infâncias; a importância do vínculo afetivo para a inclusão; disciplina positiva e comunicação não violenta; a potência do corpo infantil na expressão, integração e brincadeira; as infâncias e as relações étnico-raciais e o currículo no cotidiano pedagógico.
A programação do segundo dia do seminário se estende a outros espaços do município, com palestras e oficinas organizadas conforme a função dos profissionais e a faixa etária das crianças atendidas, envolvendo Faculdade Anhanguera, Câmara de Vereadores, Centro Administrativo e auditórios das entidades parceiras da gestão compartilhada (Associação Cultural Jardelino Ramos (AEJAR), Educaxias, Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren e Associação Mão Amiga). A proposta do seminário parte da compreensão de que a Educação Infantil, no período dos zero aos cinco anos e 11 meses, tem papel fundamental no desenvolvimento humano, físico, moral, intelectual e social. A partir das interações e das brincadeiras, as crianças constroem conhecimentos, desenvolvem criatividade, sensibilidade, senso ético, estético e crítico, vivenciando e produzindo cultura.
Além dos parceiros que colaboraram com os espaços, o evento conta com a colaboração das Secretarias Municipais da Cultura e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Codeca, Horto Municipal. Nesta quarta ainda ocorreram apresentações artísticas de Turma do Rabisco e artistas Aline Luz e Nêmora.