
A exposição Abstrações Geométricas: entre o olho, a mão e o texto, de Hudson Secco, com participação textual de Tiago Marcon e curadoria de Silvana Boone, será apresentada na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, com abertura no dia 21 de janeiro, quarta-feira, às 19h30. A mostra permanece em cartaz de 22 de janeiro a 28 de fevereiro de 2026.
Exibida pela primeira vez em Caxias do Sul, a exposição reúne cerca de 50 obras em desenho com características abstrato-geométricas e apresenta o processo gráfico de Hudson Secco, artista radicado em Santa Catarina que retorna à cidade para apresentar uma produção desenvolvida ao longo dos últimos anos, cujo percurso criativo tem origem ainda na infância.
A proposta da mostra se sustenta nas relações entre o desenho gráfico de Secco e a palavra escrita de Tiago Marcon, arquiteto e escritor caxiense que, a partir de conexões poéticas, encontra pontos de convergência entre a abstração visual e o texto. Conforme Marcon, “toda palavra contém uma ideia, toda palavra exibe uma forma”. A obra de Hudson Secco é filtrada pelo olhar do escritor, que, de maneira poética, mescla imagem e texto.
Nesse diálogo, o texto se transforma em imagem mental e em imagem abstrata que, absorvida pelo cérebro, se desdobra em múltiplas percepções sensoriais.
A produção artística de Hudson Secco dialoga com referências da Op Art, cuja lógica visual busca provocar a visão por meio de percepções sensoriais e ópticas, muitas vezes de forma ilusória. Linhas e formas construídas de maneira racional resultam em imagens que remetem à objetividade da matemática e da engenharia. No entanto, para o artista, esse rigor formal nasce de um processo intuitivo, frequentemente marcado pelo acaso e pelo direcionamento autônomo da própria obra.
Em alguns momentos, os trabalhos evocam produções de artistas abstracionistas como László Moholy-Nagy e Victor Vasarely, conduzindo o observador por percursos sistêmicos improváveis. Ao estruturar o desenho como design, no sentido original do termo, Secco utiliza majoritariamente a técnica de nanquim sobre papel em obras sem título, que parecem emergir ora de universos da ficção científica, ora de placas e circuitos computacionais.


Sobre os participantes
Hudson Secco, natural de Vacaria/RS, possui formação superior em Ciências Exatas e, desde 1982, encontrou na arte o equilíbrio entre números e criação visual. Em seu currículo constam exposições realizadas em Blumenau, Itajaí, Tijucas e Balneário Camboriú, cidade onde reside atualmente, em Santa Catarina.
Tiago Sozo Marcon (T.S. Marcon) nasceu em 1975, em Caxias do Sul/RS. É escritor, fotógrafo e arquiteto, formado pela UFRGS. Em 2015 integrou a turma de 30 anos da oficina de escrita do professor Assis Brasil. Desde então, participa de diversas antologias de contos. Como fotógrafo, recebeu menções honrosas em duas Bienais. Como escritor, publicou Deus veste legging, livro de crônicas, Diário da castração, seu primeiro romance, vencedor do Prêmio Vivita Cartier em 2024, e Enquanto visões da rua dançam na minha cabeça, livro de contos.
Silvana Boone é curadora e crítica de arte. Doutora em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica (IA-UFRGS), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), especialista em Artes Visuais (UCS) e licenciada em Educação Artística (UCS). Atua como professora na Universidade de Caxias do Sul.
A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. Grupos e instituições podem agendar mediações pelo e-mail [email protected]. A classificação indicativa é livre e a exposição pode ser visitada gratuitamente. A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim fica localizada na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, na Rua Dr. Montaury, 1333, Centro.