
Em 22 de janeiro, Bento Gonçalves recebe o Cultura Viva em Movimento, iniciativa voltada para a visibilidade e fortalecimento dos Pontos e Pontões de Cultura de base comunitária. O evento, que ocorre na Fundação Casa das Artes a partir das 8h30, traz a palestra “Ocupar, articular e criar”, ministrada por Carmen Oliveira, mais conhecida por Mãe Carmen, Yalorixá, formada em Psicologia, pós-graduada em Políticas de Base Comunitária.
A palestra integra o projeto “Ponto a ponto tecendo as culturas gaúchas”, do Pontão de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY, de Guaíba.
“A proposta central é demonstrar a importância da participação de todos os envolvidos, os ‘Stalkrolder’, para que cada um compreendam seus papéis dentro de uma Rede Sistêmica de Cultura”, destaca Mãe Carmen.
Os stakeholders, na área da Cultura, são fundamentais paro o mapeamento de fazedores de culturas, entendidos na sua manifestação coletiva atuante nas comunidades, nas identidades locais e na criação de oportunidades nos territórios, e, assim, promover a continuidade de suas vivências.
Contemplado no Edital nº 09/2023 do Ministério da Cultura (MinC), o projeto refere-se especificamente ao processo dentro da grande política pública nacional dos Pontos de Cultura (Programa Cultura Viva), do referido órgão federal, visando articular e fortalecer grupos culturais do estado do Rio Grande do Sul.