Foto: Freepik/ReproduçãoIA
Foto: Freepik/ReproduçãoIA

Nesta época de festas de fim de ano, é comum que a geladeira fique mais cheia do que o habitual. Travessas, sobremesas, frutas, bebidas e sobras vão se acumulando e ocupando todos os espaços possíveis.

Quando o equipamento fica sobrecarregado, a circulação do ar frio diminui, a temperatura interna pode subir e a conservação dos alimentos fica comprometida, principalmente dos mais perecíveis, como carnes, ovos e laticínios.

Para evitar riscos e manter tudo seguro, Lúcia Brito, professora da área de nutrição do Senac São Paulo, explica como organizar a geladeira e dá orientações práticas para conservar melhor os alimentos nos dias de festa.

Onde guardar cada alimento?

Prateleira superior
Itens mais perecíveis, como laticínios, embutidos e marmitas prontas.

Prateleira central
Alimentos cozidos, além de saladas, frutas e legumes já higienizados, guardados em recipientes com tampa. Aqui também é um bom lugar para deixar os ovos —evite armazená-los na porta da geladeira, em razão da oscilação de temperatura.

Prateleira inferior
Carnes, aves e pescados crus, em descongelamento ou dessalgue. É importante que fiquem no andar mais baixo para que não haja risco de pingar sangue ou outros líquidos nos demais alimentos.

Cada proteína deve ficar em um recipiente separado, mesmo que esteja dentro de uma embalagem plástica, já que podem existir microfuros que permitam a mistura de líquidos, aumentando o risco de contaminação cruzada.

Gaveta inferior
Frutas, legumes e verduras que ainda não foram higienizados, guardados em sacos plásticos próprios para alimentos. Organize-os lado a lado ou colocando os itens mais pesados e resistentes embaixo e os mais leves e sensíveis por cima.

Porta
Condimentos, geleias e bebidas, que são itens cuja variação de temperatura não tem tanto impacto na conservação.

Congelador
Dentro do freezer, também é recomendado fazer uma separação. Se houver prateleiras, guarde as comidas prontas em cima e as carnes cruas embaixo. Se for um único compartimento, escolha um lado para colocar cada tipo de alimento.

↳ O armazenamento adequado na geladeira ajuda a preservar a segurança dos alimentos e prevenir contaminações que podem causar doenças. Também evita que os produtos estraguem antes do tempo, reduzindo o desperdício. Além disso, contribui para manter a qualidade e o frescor dos alimentos.

Como conservar bem os alimentos na geladeira

  • Tente não sobrecarregar o equipamento. Mas, se durante as festas isso for inevitável, regule o termostato para a refrigeração máxima.
  • Evite ficar abrindo e fechando a porta várias vezes —para isso, uma boa organização da geladeira também ajuda.
  • Mantenha tudo protegido em recipientes com tampa ou embalados em filmes plásticos ou sacos próprios para alimentos.
  • Armazene os alimentos em recipientes menores. Porções reduzidas resfriam mais rápido e mantêm a temperatura estável por mais tempo, além de facilitar a organização. Pratos feitos em grandes quantidades, como um salpicão, podem ser divididos em três ou quatro potes menores. O refratário bonito pode ficar só para a hora de servir.
  • Não guarde panelas dentro do refrigerador. Quando se coloca, por exemplo, dois quilos de arroz dentro do utensílio, o frio demora muito mais para chegar até o centro do alimento, comprometendo a refrigeração adequada e a conservação.
  • Não armazene latas abertas no equipamento. Transfira sempre o que sobrou para um recipiente limpo com tampa.
  • Não forre as prateleiras. Isso atrapalha a circulação do ar frio dentro do equipamento.
  • Procure não encostar os itens nas paredes da geladeira. É importante deixar um espaço livre nas laterais para que o ar circule melhor.
  • Cuidado com as sobras da ceia. Não dá para deixar a comida à noite inteira em cima da mesa, para depois levá-la à geladeira. Guarde tudo de volta no refrigerador logo depois de servir.
  • Se já sabe que não vai consumir os alimentos no dia seguinte, é melhor congelá-los.