Foto: Autoridade de Gramado receberam o certificado das mãos da juíza do GUINNESS, Camila Borenstein/Crédito Cleiton Thiele/Serra Press
Foto: Autoridade de Gramado receberam o certificado das mãos da juíza do GUINNESS, Camila Borenstein/Crédito Cleiton Thiele/Serra Press

Com 88 dias de programação, o Natal Luz de Gramado foi reconhecido no sábado, dia 20, como detentor do recorde de mais longo festival de Natal do mundo (Longest Christmas Festival) pelo GUINNESS WORLD RECORDS. Entre atrações gratuitas e espetáculos pagos, o Natal Luz conta com mais de 350 atividades artísticas e culturais e envolve aproximadamente 2.500 profissionais em sua realização.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a confirmação do recorde coroa um trabalho de quatro décadas de dedicação pelo fomento da economia turística de Gramado. “A cada ano buscamos nos superar, inovar e emocionar. Ser reconhecido oficialmente como o festival de Natal mais longo do mundo – no ano em que completamos 40 anos – é motivo de orgulho. O reconhecimento do GUINNESS WORLD RECORDS é um presente para nossa comunidade e para cada turista que se emociona e celebra o Natal em Gramado”, enaltece Rosa Helena.

O prefeito Nestor Tissot destaca que o reconhecimento do GUINNESS WORLD RECORDS é um presente para a cidade, que comemorou 71 anos de emancipação política em 15 de dezembro. “Depois de anos de trabalho da nossa comunidade, receber a confirmação é uma notícia emocionante. O Natal Luz foi criado por casais gramadenses, que não tinham a dimensão que o evento poderia alcançar. Hoje, nosso Natal é fundamental para a economia turística da região e, porque não dizer, do Estado do Rio Grande do Sul”, celebra o prefeito.

O 40° Natal Luz de Gramado, que vai até 18 de janeiro de 2026, é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura.