
É possível celebrar o Natal com uma ceia mais acessível e sustentável. É o que defende a nutricionista Andrea Przybysz da Silva Rosa, do Programa Sesc Mesa Brasil, que preparou um cardápio de ceia natalina alternativo, que substitui pratos tradicionais por opções similares, com custo menor e que promovem o aproveitamento integral dos ingredientes. “É possível substituir as aves especiais por um frango convencional. É possível pensar em receitas onde os ingredientes são mais bem aproveitados, onde parte dos alimentos que usualmente são descartados, como talos de brócolis e mesmo a casca de uma melancia, também são integrados a pratos nutritivos e saborosos”, indica a especialista.
A sugestão de ceia do Sesc Mesa Brasil tem salada feita com casca de laranja; arroz colorido com talos de cenoura, beterraba e brócolis; um frango inteiro; farofa de casca de melancia, um pudim de pão e a bebida “borbulhas de laranja”. As receitas completas podem ser conferidas a seguir. De acordo com a nutricionista, as quantidades ensinadas servem de 6 a 10 pessoas, e o custo do preparo gira em torno de R$85, cerca de 65% abaixo do valor médio de uma ceia tradicional. “Tenho certeza que, se não para a ceia deste ano, para alguma outra refeição especial, estes pratos têm potencial de encantar muitos paladares”, convida Andrea.
Sobre o Mesa Brasil – O Sesc Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade que atua desde outubro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Sesc Mesa Brasil é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
Confira receitas:
Borbulhas de Laranja
INGREDIENTES:
● 2 cenouras;
● 200ml de suco de limão;
● 1 laranja com casca;
● 1,5L Água com gás;
● Açúcar e gelo à gosto.
MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador as cenouras, o suco de limão e a laranja com casca, com um pouco da água. Coe e reserve o resíduo para usar em outra preparação. Coloque o restante da água, se preferir coloque açúcar e gelo a gosto.
Salada de casca de laranja

INGREDIENTES:
● Cascas de 1 de laranja picada;
● 1 cenoura com casca ralada;
● 1 xícara de repolho roxo picado;
● 1 maçã com casca picada;
● 1/2 xícara de uva passa;
● Suco de 1 laranja;
● 1 colher de sopa de azeite de oliva;
● Sal e pimenta a gosto.
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, cozinhe as cascas de laranja em água fervente por 3 minutos. Escorra e reserve. Em uma tigela grande, misture as cascas de laranja, a cenoura, o repolho, a maçã, e a uva passa. Em um recipiente separado, misture o suco de laranja, o azeite, o sal e a pimenta. Despeje sobre a salada e misture bem.
Arroz Colorido Mesa Brasil

INGREDIENTES:
● 3 xícaras de arroz cozido;
● 1 xíc. (chá) de cenoura picada em cubos pequenos com casca;
● ½ xíc. (chá) de talos de cenoura picados;
● 1 xíc. (chá) de talos de beterraba;
● 1 xíc. (chá) de talos de brócolis;
● 1 dente de alho amassado;
● ½ cebola ralada picada;
● 1 colher de sopa de óleo;
● 4 colheres de sopa de água;
● Sal e pimenta à gosto.
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a cenoura picada, deixe refogar por cerca de 1 minuto. Acrescente os talos de beterraba e os talos de brócolis, deixando cozinhar levemente. Quando os talos estiverem levemente cozidos, acrescente o arroz cozido e as 4 colheres de sopa de água deixando aquecer por completo o arroz. Quando a água já estiver desaparecendo, finalize com os talos de cenoura e tempere com sal e pimenta à gosto.
Ave Natalina

INGREDIENTES:
● 1 frango inteiro;
● 1 cebola;
● Suco de 1 laranja;
● 4 dentes de alho;
● 1 colher de sopa de folhas de alecrim;
● 1 colher de sopa de colorau;
● 3 colher de sopa de óleo;
● Sal e pimenta a gosto;
● Papel alumínio para cobrir.
Para decoração:
● 1 brócolis;
● 150g de tomate cereja ou tomatinhos pequenos.
MODO DE PREPARO:
Caso o frango esteja congelado, descongele o frango dentro da geladeira de um dia para o outro. Bata no liquidificador a cebola, o suco de laranja, o alho, o alecrim, o colorau, o óleo, sal e a pimenta a gosto. Acomode o frango descongelado em uma bacia grande e despeje o conteúdo do liquidificador por cima. Deixe marinando por cerca de 2 horas dentro da geladeira. Após, acomode o frango em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 45 minutos, regando o frango com o caldo restante da marinada a cada 15 minutos. Passados os 45 minutos, remova o papel alumínio, regue com o caldo e retorne ao forno até dourar a pele do frango.
PARA A DECORAÇÃO:
Em uma panela, com o brócolis já picado em floretes menores, cozinhe levemente até manter o verde e reserve. Após assado o frango, posicione em uma travessa ao centro. Distribua os floretes de brócolis ao redor representando uma árvore de Natal e complemente com os tomates, simbolizando a decoração de Natal.
Farofa de Casca de Melancia

INGREDIENTES:
● 2 xíc. (chá) de casca de melancia;
● 1 cenoura;
● 1 cebola;
● 2 dentes de alho;
● Salsinha a gosto;
● 2 col. (sopa) de azeite;
● 1 xíc. (chá) de farinha de mandioca;
● Sal e pimenta do reino à gosto.
MODO DE PREPARO:
Lave e rale a casca de melancia e a cenoura, pique a cebola e os dentes de alho, pique a salsinha. Após em uma frigideira refogue a cebola e o alho no azeite, adicione casca da melancia e a cenoura e misture bem. Aos poucos, acrescente a farinha de mandioca, tempere com sal e pimenta do reino e finalize com a salsinha
Pudim de Pão

INGREDIENTES:
● 4 ovos;
● 1 lata de leite condensado;
● 4 pães (francês) “amanhecidos”;
● 2 medidas de leite (medir na lata de leite condensado);
● 1/2 xíc. (chá) de açúcar;
● 1 xíc. (chá) de açúcar para a calda.
MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Reserve. Em uma forma própria para pudim derreta o açúcar para fazer a calda, espere endurecer um pouco e coloque o líquido que está no liquidificador. Leve ao fogo em “banho-maria” por uns 45 minutos ou até você enfiar um garfo e ele sair limpo.