Foto: Jogo Cavalinho/Crédito Mauro Soares de Bitencourt
Foto: Jogo Cavalinho/Crédito Mauro Soares de Bitencourt

Em um tempo em que a tecnologia domina grande parte das experiências de lazer, a Villa dei Troni – maior parque temático da cultura italiana no Brasil, em Caxias do Sul (RS), propõe um retorno às origens e vem conquistando um público curioso e apaixonado por memórias afetivas: pessoas interessadas em brincadeiras antigas e jogos de época. O resgate cultural de práticas como Furlo, Cavalinho e Biboquê transformou-se em uma das atrações mais comentadas do parque.

A proposta vai além do entretenimento. Os jogos despertam lembranças, provocam encontros e criam um ambiente onde risadas, competição saudável e histórias compartilhadas tomam conta do espaço. Não por acaso, um vídeo publicado nas redes sociais da Villa dei Troni já ultrapassou os 23 milhões de visualizações, de pessoas de diferentes partes do mundo.

Brincadeiras que atravessam gerações e fronteiras

Furlo, também conhecido como Biruta em outras regiões do Brasil e Pirlì na Itália, é um jogo centenário. Herdeiro do antigo jogo de piões e ancestral do pinball, o Pirlì é um jogo tradicional praticado em toda a província de Bergamo, onde há inclusive um site dedicado a reunir informações sobre ele, no link https://www.innesto.org/tutti-in-gioco/. Reza a lenda que, originalmente praticado por seminaristas como passatempo, o exemplar presente na Villa dei Troni veio do histórico Hotel Bela Vista, de Ana Rech.

“Eu vim aqui porque tenho um museu e nem sabia que esse jogo existia”, comentou o proprietário de um museu que visitou a Villa após conhecer o Furlo por meio do vídeo viral nas redes sociais.

Já o Cavalinho remete às formas de diversão das comunidades rurais do passado, ainda presentes em festas de interior da região. O jogo consiste em uma corrida de carreira sobre um tabuleiro, com pequenos cavalos esculpidos em madeira. O modelo utilizado na Villa foi produzido especialmente pelo artesão da Villa dei Troni.

Biboquê, por sua vez, é um brinquedo de origem europeia com registros desde o século XVI. Simples e desafiador, exige coordenação motora, foco, precisão e paciência. Os exemplares da Villa foram adquiridos em antiquários de Caxias do Sul e despertam curiosidade especial entre visitantes mais experientes. Um dos casos que chamou a atenção foi de um senhor de Santa Lúcia que visitou o parque após assistir a um vídeo do jogo e surpreendeu a todos ao mostrar que era craque.

A reação do público tem sido extremamente positiva. Muitos visitantes chegam motivados pelos vídeos, enquanto outros se surpreendem ao reencontrar jogos que conheciam por nomes diferentes ou que fizeram parte do cotidiano das famílias décadas atrás.

Segundo o proprietário e idealizador da Villa dei Troni, Edson Tomiello, o Trovão, o objetivo de incluir os jogos no parque foi claro desde o início: preservar a memória e mostrar às novas gerações como era possível se divertir sem tecnologia. “A intenção de trazer esses jogos foi resgatar essas práticas e mostrar como as pessoas se divertiam na época. Os nonos vêm aqui, relembram a infância e, ao mesmo tempo, apresentam aos mais jovens uma forma de diversão simples e cheia de significado. Esses encontros é o que dá sentido ao parque”, relata Tomiello.

Sobre a Villa Dei Troni

A Villa Dei Troni – Parque Temático Vivo Italiano é o maior e mais completo empreendimento dedicado à preservação, celebração e valorização da cultura italiana no Brasil. São 25 hectares de história, memória e emoção, onde a arquitetura, os costumes, a gastronomia, a espiritualidade e a força de um povo se transformam em uma experiência imersiva e inesquecível. O parque conta com 40 edificações de réplicas fiéis do século XIX, que recriam fielmente uma autêntica vila italiana da época da imigração, erguida na última colônia preservada do período imperial. São mais de 2.500 m² dedicados à gastronomia, com espaços que unem tradição e sofisticação, além de atividades culturais, apresentações artísticas, celebrações religiosas, oficinas, roteiros educativos, passeios na natureza e espaços para grandes eventos sociais e corporativos.