Caxias do Sul celebra Dia Internacional da Pessoa Migrante

O Centro de Informações ao Imigrante (CIAI), pertencente à Secretaria Municipal da Segurança Pùblica e Proteção Social de Caxias do Sul promove programação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Migrante, celebrado  dia 18 de dezembro, quinta-feira.

Às 14h será realizado o painel “Vozes do Mundo: Histórias e Caminhos de Migração” com os migrantes Keysi Lares da Venezuela, Mariela Moreno Alarcon de Cuba e Djimy Precilen do Haiti, contando suas experiências. Às 15h, o CIAI e o CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) promovem orientações práticas e tira dúvidas sobre Regularização Migratória . Ainda haverá apresentação de dança e café típico venezuelano. 

A programação ocorre no auditório do Centro Administrativo Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição) aberta ao público com entrada franca.

O Dia Internacional da Pessoa Migrante é celebrado anualmente em 18 de dezembro, data instituída pela ONU para reconhecer as contribuições dos migrantes e promover a reflexão sobre seus direitos, a migração segura e o desenvolvimento sustentável, enfatizando a solidariedade e a dignidade humana. 

Objetivos do Dia internacional da Pessoa Migrante:

  • Reconhecer as Contribuições: Celebrar como os migrantes enriquecem as sociedades de origem e destino com suas culturas e trabalho.
  • Promover Direitos: Focar na importância do respeito aos direitos humanos de todos os migrantes, independentemente do seu status.
  • Refletir sobre a Migração: A data chama a atenção para a necessidade de cooperação internacional e abordagens compassivas para gerenciar a mobilidade humana, combatendo as mortes em travessias perigosas.
  • Fomentar a Migração Segura: A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e outros órgãos promovem o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular, alinhado com esta data. 

No Brasil, existem datas relacionadas:

  • 19 de Junho: Dia Nacional do Migrante.
  • 25 de Junho: Dia do Imigrante (foco nos imigrantes que chegam ao Brasil).