Foto: Time de futebol Libertadores, o primeiro de Galópolis, em registro de 1933/Crédito Acervo de Vera Anice Vial Roso
Foto: Time de futebol Libertadores, o primeiro de Galópolis, em registro de 1933/Crédito Acervo de Vera Anice Vial Roso

Fruto dos 17 encontros realizados junto aos moradores do bairro ao longo de 2025, a exposição virtual Memorial do Futebol de Campo Amador de Galópolis: passado, presente e glória será oficialmente lançada na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro, às 20h, em live no Instagram do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis. Dividida em 8 eixos temáticos, ela retrata, em formato de linha do tempo, os momentos mais representativos das trajetórias dos times de futebol amador da localidade, e poderá ser visitada de forma permanente no site do projeto.

A coordenadora-geral da iniciativa, Geovana Erlo, explica que a paixão pela modalidade acompanha o distrito desde o seu surgimento. Segundo a historiadora e museóloga, a construção do território, a partir do contato com a grama do campo; o trabalho, representado por técnica e treinamento constantes; a união, que ganha forma no hino entoado em cada partida; e os ideais, traduzidos pelos uniformes, que ao longo do tempo se transformaram em verdadeiras bandeiras defendidas pela comunidade, traduzem a importância da prática esportiva para o bairro, um dos mais tradicionais de Caxias do Sul.

“Diante de todos esses aspectos, é essencial nos unirmos para preservar a memória do futebol de várzea de Galópolis, garantindo a sua continuidade. A modalidade está diretamente ligada ao trabalho e ao movimento operário, que moldam a história do distrito até hoje e foram primordiais para o seu desenvolvimento. Trata-se de um rico patrimônio cultural, que precisamos manter vivo, sobretudo diante do afastamento de parte da juventude”, salienta.

A exposição virtual foi construída coletivamente por atletas e ex-jogadores, além de admiradores do futebol de campo e cidadãos interessados em contribuir com a preservação do patrimônio histórico-cultural. “Em Galópolis, o futebol também está diretamente conectado à sociabilidade e ao senso de pertencimento, consolidando identidades para além do jogar bola. Nesse sentido, o Memorial do Futebol de Campo Amador de Galópolis surge para eternizar um passado de façanhas, mas também para falar de presente e futuro a partir da união em torno das quatro linhas”, enfatiza Geovana.

O acervo, que receberá visitas online, possui centenas de fotografias e recortes de jornais de diferentes épocas. A catalogação dos materiais ocorreu com o apoio de dezenas de pessoas, além de órgãos como o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e o Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

A exposição Memorial do Futebol de Campo Amador de Galópolis: passado, presente e glória é uma realização do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis, financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte), da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). A coordenação-geral é de Geovana Erlo e a produção cultural é assinada por Juli Pandolfo Conexões Criativas.

SERVIÇO
O quê: live de lançamento da exposição virtual Memorial do Futebol de Campo Amador de Galópolis: passado, presente e glória.
Quando: terça-feira, 16 de dezembro, às 20h.
Onde: transmissão ao vivo via Instagram do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis.

Após o lançamento, a exposição virtual poderá ser visitada de forma permanente no site www.inventarioparticipativodegalopolis.com.

FICHA TÉCNICA
Memorial do Futebol de Campo Amador de Galópolis: passado, presente e glória
Realização: Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis
Financiamento: Prefeitura de Caxias do Sul
Produção cultural: Juli Pandolfo Conexões Criativas
Assessoria de produção: Franciele Oliveira
Museologia e museografia: Geovana Erlo
Pesquisa histórica: Naylane Sartor
Assessoria de pesquisa histórica: Rosa Maria Diligenti
Design: VF Designer
Assessoria de imprensa: Ito Comunicação Propositiva