Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto “Ângulo de Visão” está com inscrições abertas para oficinas de fotografia que serão realizadas a partir do mês de janeiro na Associação Cultural Esportiva São Vicente e na Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra, nos bairros Mariani e Jardelino Ramos. As atividades são direcionadas a jovens e adultos desses territórios periféricos de Caxias do Sul.

A iniciativa é coordenada pela fotógrafa Tatieli Sperry e prevê também a realização de exposição coletiva dos participantes do projeto. As inscrições vão até 20 de janeiro, e podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/BJ65f9GmRLvE9g7Q7

Afirmar e valorizas as identidades dos bairros Mariani e Jardelino Ramos são objetivos do projeto “Ângulo de Visão”, que a partir de janeiro oferece atividades formativas de fotografia e lambe-lambe para jovens e adultos. A proposta busca também promover a expressão criativa e o protagonismo desse público na valorização da cultura local. Nesse contexto, a escolha da Associação Cultural Esportiva São Vicente e da Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra como espaços de realização das atividades afirma a importância desses espaços como locais de resistência e promoção da cultura popular nas comunidades.

Ao final do processo formativo, os participantes do projeto realizarão intervenções artísticas em seus próprios territórios, promovendo exposições a céu aberto que dialogam diretamente com o cotidiano e as vivências locais. As produções fotográficas também serão organizadas em uma exposição que integrará a programação cultural do poder público municipal, ampliando o alcance das obras e promovendo o reconhecimento da potência criativa presente nas periferias.

Nesse contexto, o projeto “Ângulo de Visão” afirma a potência criativa que transita entre os territórios do bairro Mariani e Jardelino Ramos, fomentando a arte e a cultura, também fortalecendo os vínculos comunitários para evidenciar as periferias caxienses como espaços de produção simbólica e transformação social.

“Acredito que quando jovens fotografam o próprio território eles ressignificam o olhar sobre si e sobre o lugar onde vivem. A fotografia abre caminhos para reconhecer potências que muitas vezes passam despercebidas. Este projeto nasce para que cada participante possa afirmar sua identidade e contar suas histórias com autonomia e orgulho”, diz a fotógrafa Tatieli Sperry.

A realização da exposição fotográfica em eventos ou espaços públicos contará com audiodescrição e narração para pessoas com deficiência visual. O recurso de acessibilidade também será disponibilizado em QR-Code e de forma on-line.

As primeiras atividades serão as oficinas de fotografia, vindo na sequência as oficinas de lambe-lambe. Na Associação Cultural Esportiva São Vicente elas serão realizadas dias 28, 29 e 30 de janeiro, às 17h30min, e, dia 31 de janeiro, às 14h30min. A mesma oficina de fotografia será realizada na Escola de Samba Pérola Negra dias 07, 14 e 21 de fevereiro e 07 de março, às 15h30min.

O projeto “Ângulo de Visão” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Go Image, Villagio Caxias e Randoncorp.