Foto: Obra de Elliot C. - Trans(versal)/Divulgação
Foto: Obra de Elliot C. - Trans(versal)/Divulgação

Coroando o desenvolvimento alcançado durante a graduação em Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul, quatro formandas expõem seus Trabalhos de Conclusão de Curso para a apreciação da comunidade na Galeria de Arte do Bloco J. Já em cartaz, a mostra permanece aberta para visitação até 12 de dezembro, das 9h às 22h.

Elliot de Castro Costa, Eduarda Sbeghen, Maria Luiza Maraschin dos Santos e Samira Trucolo Angonese, que foram orientadas pelas professoras Mara Galvani, Silvana Boone e Magda Amabile Biazus Carpeggiani, apresentam produções em diferentes formatos, como livro-objeto, aquarela e guache sobre o papel, videoperformance e assemblage. Saiba mais sobre os projetos:

Trans(versal), de Elliot C. Livro-objeto, colagem e costura sobre papel (13 x 17 x 5 cm) 2025

O trabalho investiga a construção da identidade trans a partir de uma perspectiva autobiográfica e fundamentada em debates contemporâneos da teoria queer. A pesquisa analisa como imagens, memórias e outros elementos pessoais podem revelar tensões entre corpo, nome, representação e pertencimento, articulando essas questões às discussões sobre transgeneridade no campo das artes visuais. O livro-objeto que integra a exposição torna-se um espaço poético e crítico, no qual se exploram processos de apagamento, reinvenção e reinscrição da própria história.

O LoucoO MagoA SacerdotisaA ImperatrizO ImperadorO HierofanteOs EnamoradosO CarroA ForçaO EremitaA Roda da FortunaA JustiçaO PenduradoA MorteA TemperançaO DiaboA TorreA EstrelaA LuaO SolO Julgamento; e O Mundo, de Eduarda Sbeghen. Aquarela e guache sobre papel (29,7 cm x 21 cm cada) 2025

O trabalho parte de uma pesquisa acerca dos arcanos maiores presentes nos atuais baralhos de tarot e apresenta 22 ilustrações compostas por personagens distópicos. O estudo da ilustração e da Arte Fantástica, concomitantemente da Fantasy Art, suas histórias e temáticas abordadas são referências para a produção da artista.

PALIMPSESTO VIVO: a travessia de um corpo-arquivo, de Samira Trucolo Angonese. Videoperformance (45’) 2025

A performance transforma o corpo da artista em uma tela viva e mutável, um arquivo em constante reescrita. Através da prática ancestral da perfuração corporal e da dança expressiva, a obra explora a ressignificação da vida e da morte como companheiras inseparáveis. O público é convidado a intervir usando pigmentos, fitas e elementos orgânicos para tecer uma narrativa coletiva sobre os vestígios, as conexões e o renascimento, que culmina em um diálogo sobre a impermanência e a autossignificação do ser.

Bença, de Maria Luiza. Assemblage 2025

A obra busca compreender a memória como um gesto de permanência. Ao reconhecer o potencial da arte como meio de restabelecer o vínculo entre memória e materialidade, através da linguagem da assemblage, tecidos, fotografias, cartas, e objetos herdados são expostos ativando um arquivo de criação que atravessa gerações. A obra atua como um relicário contemporâneo resistindo à fragilidade do digital.

Serviço
O quê: Exposição TCCs Bacharelado em Artes Visuais, das artistas Elliot C, Eduarda Sbeghen, Maria Luiza Maraschin dos Santos e Samira Trucolo Angonese – Orientadoras: Mara Galvani, Silvana Boone e Magda Amabile Biazus Carpeggiani
Visitação: 4 a 12 de de dezembro, das 9h às 22h
Local: Galeria de Arte do Bloco J – sala 402, Campus-Sede da UCS
Entrada franca