
A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, abre nesta quinta-feira, dia 04 de dezembro, às 19h, a exposição Corpo Objeto, mostra que apresenta obras das artistas visuais Adriana Martins, Andressa Cristina, Mariana Guieiro, Mozileide Neri, Paula Ribeiro, Rafaela Angeli e Taiane Carvalheiro.
A visitação permanece aberta ao público até 14 de janeiro de 2026. Como um corpo se torna um objeto? A pergunta conduz o eixo central da mostra, que investiga como, ao longo da história, o corpo feminino foi atravessado por imposições sociais e culturais que o distanciaram de sua autonomia. Um corpo-massa, não uniforme, marcado por cicatrizes, linhas e vivências. Das bruxas aos ícones de Hollywood, o corpo da mulher foi transformado em objeto de estudo, controle e desejo.
Em Corpo Objeto, as artistas reaproximam esse corpo de suas narrativas e potências, confrontando a imagem de contenção e subordinação que se perpetuou no tempo. Como coletivo, propõem discutir as relações do corpo feminino na arte contemporânea, alinhando experiências individuais que se desdobram em criações diversas. As obras revelam um movimento contínuo entre interior e exterior, entre real e imaginado, em fluxo quase imperceptível e essencialmente orgânico.
A mostra reúne colagens, fotografias, poesias, desenhos, pinturas e esculturas, destacando a diversidade de linguagens como força de questionamento. Surge então outra pergunta fundamental: a quem serve o corpo feminino se não à própria mulher? O corpo enquanto processo. O corpo enquanto poética. O corpo enquanto ser. As obras convidam o público a perceber as potências, direitos e liberdades do corpo feminino, desvinculado de funções objetificantes. O corpo renascido.
A visitação ;e gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A classificação indicativa é de 12 anos.