
Alusiva aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a mostra “Merica merica, cosa sarala ‘sta Merica?”, organizada pela Associação Nacional de Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (Anea Brasil), em exibição no Museu do Imigrante, encerra o período de exibição no próximo domingo, dia 30 de novembro.
Com curadoria do artista visual, Ademir Gugel, traz documentos, cartas, passaportes, atestados de saúde e fotografias que registram a saga da imigração ítala. A partida para o novo deixa no país de origem o sentimento de saudades, sendo que o deslocamento era necessário para sobrevivência, tecendo uma crônica de vidas em trânsito, de sentimentos de esperança, de partidas e chegadas.
A exposição também presta homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, comemorado em 2024. A próxima mostra artística abre na primeira semana de dezembro e será “Vozes múltiplas” com 15 painéis de tecido ecológico, evidenciando a pluralidade de gênero e suas lutas por reconhecimento e valorização de suas identidades.

Serviço
O que: “Merica merica, cosa sarala ‘sta Merica?”, da ANEA-Brasil
Período de visitação: até 30 de novembro de 2025
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h e 13:30 às 17h
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto