Foto: Casa de Cultura Mario Quintana volta ao circuito de visitação neste ano/Crédito Acervo For Real Company
Foto: Casa de Cultura Mario Quintana volta ao circuito de visitação neste ano/Crédito Acervo For Real Company

Maior evento cultural de Porto Alegre, o Noite dos Museus chega à sua nona edição neste sábado, dia 29 de novembro, movimentando a capital gaúcha das 18h até a meia-noite. O projeto, que nasceu em 2016 com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, estreitar os laços da comunidade com as instituições culturais da cidade e transformar os espaços museológicos em palcos para a arte, tendo reunido mais de 200 mil pessoas apenas em 2024, volta a acontecer neste ano com recordes de instituições participantes e de performances artísticas realizadas pela cidade. 

O evento vai abrir quase 40 espaços de arte, cultura, conhecimento e patrimônio da capital em horário diferenciado, oferecendo visitas mediadas gratuitas a 65 exposições, além de apresentar mais de 100 atrações artísticas realizadas dentro dos museus e em dois grandes palcos erguidos no Centro Histórico – um na Praça da Alfândega e outro em frente à Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz. Haverá atividades em 12 bairros da cidade, atravessando do Bom Fim ao Menino Deus, passando ainda pelo PartenonVila IpirangaCidade BaixaFloresta e diversas outras regiões. O acesso aos museus e aos shows é livre, mas para participar das visitas mediadas é necessário retirar ingressos antecipadamente pelo Sympla até sexta-feira, dia 28 de novembro. 

Com o tema A Arte Desperta, reforçado pela campanha assinada pela agência Escala, a edição 2025 propõe transformar diferentes espaços da cidade em palcos vivos de arte, conectando patrimônio, memória e contemporaneidade em uma programação gratuita e diversa com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Heineken e apoio da CAIXA. O evento também traz novidades, como a corrida noturna Noite Run, realizada durante o evento, em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre – CORPA; além do ciclo de palestras Despertar para o Futuro, que acontece também no sábado, das 13h30 às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana, unindo duplas interdisciplinares para estimular o diálogo entre públicos diversos.

Apresentações artísticas

Das 18h até a meia-noite, haverá diversas apresentações acontecendo simultaneamente pela capital gaúcha, entre shows musicais que abrangem ritmos como rapsambajazzbluesrockMPBmilongamúsica regional e instrumental, além de sarauscontação de histórias e performances de circoteatro e dança. Entre os destaques musicais estão os rappers Rashid e Zudizilla, atrações como Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco, bandas como 50 Tons de PretasHard Blues TrioFantomaticosCardamomoQuarto Sensorial e Supervão, artistas de diferentes gêneros e gerações, como Negra Jaque e a banda IgbinCarlos Gerbase & Replicante ApaixonadoArthur de Faria e Pedro LongesMathias 7 Cordas e seu trio, além de nomes como MADBLUSHNelson Coelho de CastroBibiana PetekElias Barboza e Kiai Grupo. Já na área das artes cênicas o público poderá conferir apresentações de importantes coletivos do Rio Grande do Sul, como o Grupo Tholl, a Ânima Cia. de Dança, a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e o TIM – Teatro Infantil de Marionetes.

Espaços participantes

Uma das grandes novidades desta nona edição é a retomada da participação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) no evento, com duas das suas principais instituições – a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Também farão parte novamente do projeto o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Clube do Comércio de Porto Alegre, o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut Porto Alegre, o Instituto Caldeira, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Museu da UFRGS, o Museu de Anatomia da UFCSPA – MAUPoA, o Museu de Arte do Paço – MAPA, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS.

Entre os estreantes no Noite dos Museus, estão oito espaços: o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA, o Colégio Leonardo da Vinci – Alfa, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro e  o Solar dos Câmara.

Por conta do vestibular da UFRGS, o Centro Cultural da UFRGS, o Museu da UFRGS e o Planetário vão abrir suas portas para o público excepcionalmente a partir das 20h, a fim de garantir o bom andamento das provas e o deslocamento seguro dos candidatos e visitantes do evento. Já o MARGS e a Casa de Cultura Mario Quintana vão encerrar suas atividades mais cedo, às 22h. Os demais espaços vão iniciar suas atividades no começo do evento, às 18h, mantendo a proposta de uma noite de celebração da arte, da cultura e do patrimônio em toda a cidade até a meia-noite.

A nona edição ainda contará com o Circuito Zoraviando pelas Galerias, que convida o público a percorrer seis galerias de arte da cidade que estarão funcionando especialmente durante a noite, para visitação das 18h às 22h, abrindo suas portas com exposições e diálogos que ecoam o espírito inquieto de Zoravia Bettiol, artista plástica gaúcha que completa 90 anos de vida e criação. São elas a Casa Amarela, o Espaço de Arte Art Hotel, a Galeria 506, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Stockinger e o Plano B Cultural.

Visitas mediadas

Durante o Noite dos Museus, o público também vai poder participar de visitas mediadas especiais às exposições das instituições participantes. As atividades serão conduzidas por mediadores que vão apresentar contextos, curiosidades e aprofundamentos sobre as obras, os acervos e os espaços museológicos, oferecendo uma experiência ainda mais completa. As visitas são gratuitas, mediante retirada de ingressos antecipados pela plataforma Sympla, até sexta-feira, dia 28 de novembro.

Corrida noturna no Centro Histórico

O evento ainda lançou uma grande novidade para este ano: uma corrida que unirá cultura, esporte, história e identidade durante o Noite dos Museus, na noite de sábado. Com largada às 21h na Av. Borges de Medeiros, esquina com o Largo Glênio Peres, a Noite Run vai contar com duas opções de percursos – de 4km e 8km – e percorrerá edifícios históricos, praças e monumentos do Centro Histórico. Realizada pelo Instituto Noite dos Museus em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre – CORPA, a novidade segue as regras da World Athletics e da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo e conta com categorias masculina e feminina e duração máxima de 80 minutos. As vagas já estão esgotadas, com três mil participantes inscritos.

Ativações na Praça da Alfândega

Quem passar pela Praça da Alfândega durante o evento vai poder aproveitar uma estrutura diferenciada. Além do palco que receberá diversas apresentações, haverá um grande mapa para o público se guiar por todos os espaços participantes desta edição e food trucks com diferentes opções de lanches. O público também vai poder curtir bares e lounges assinados pela Heineken, uma área de descanso da Blue Moon, além de uma área instagramável do Noite dos Museus e da Petrobras.

Ciclo de palestras na Casa de Cultura Mario Quintana

Durante a tarde do dia 29, o público ainda poderá aproveitar o ciclo de palestras Despertar para o Futuro. A iniciativa, que tem o objetivo de provocar reflexões sobre como a arte, a ciência e a cultura podem inspirar novas formas de sustentabilidade, educação e inovação social, vai realizar três encontros, na Casa de Cultura Mario Quintana, entre duplas interdisciplinares, para estimular o diálogo entre saberes e públicos diversos. O primeiro, às 13h30, terá a gerente de patrocínio da Petrobras, Alessandra Teixeira, e a coordenadora do escritório estadual do RS do Ministério da Cultura, Mari Martinez, debatendo o papel das empresas no despertar cultural e social. Depois, às 15h, vai unir o dançarino de breaking e criador da Breakmetria William Footwork com o especialista em meio ambiente e sustentabilidade Leonardo da Costa no painel Comunidades Criativas: o despertar coletivo. O último bate-papo, às 16h30, vai discutir representatividade e cultura em encontro com o rapper, produtor musical e artista visual Zudizilla – conhecido por obras que unem letras poéticas e reflexivas sobre temas sociais – e a cantora Negra Jaque, uma das pioneiras do hip-hop gaúcho e voz potente do protagonismo feminino e negro nas artes.

Instalações urbanas na Rua Voluntários da Pátria

Durante todo o evento, o público poderá conferir as intervenções artísticas de Raquel Brust e Leandro Selister no Centro Histórico. A convite do Instituto Noite dos Museus e com patrocínio da Petrobras, os dois reconhecidos artistas visuais, que exploram de forma poética e inovadora a relação entre arte e espaço urbano, fizeram obras de grandes dimensões em dois importantes pontos da Rua Voluntários da Pátria. Com uma linguagem que une fotografia e colagem com ocupação de fachada, Raquel apresenta o projeto Giganto, uma instalação fotográfica que aborda a reciclagem e evidencia o trabalho dos catadores e centros de triagem. A obra pode ser visitada na Sucatas de Carvalho, no número 795, ocupando um território marcado pela enchente. A poucos metros dali, no POP Center, é possível conferir a intervenção artística O amor vem antes, de Selister. O trabalho, com pinturas nas escadas do centro popular de compras, complementadas com a aplicação de estêncil com a palavra “ame”, convida o público a fazer um momento de pausa e de reflexão.

Mostra Fotográfica no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

O Noite dos Museus também apresenta a mostra fotográfica Porto Alegre Natural: as cores vivas da capital gaúcha. Instalada no novo espaço do jardim do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.