
A Campanha Papai Noel dos Correios foi aberta na quarta-feira, 12 de novembro, no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na agência central de Porto Alegre e contou com a apresentação do coral composto por empregados e aposentados dos Correios e as presenças do Bom Velhinho e do mascote Carteirito.
Para o superintendente dos Correios no Rio Grande do Sul, Christian Eduardo Silva Santos, a campanha tem um significado especial para a estatal. “Essa campanha é muito significativa para nós. Ela envolve o trabalho de equipes de diversas áreas da nossa empresa que são motivadas pela vontade de ver a alegria das crianças ao receberem os presentes. Mas o sucesso dessa ação de solidariedade também depende da iniciativa das milhares de pessoas que se dispõem a realizar os sonhos das crianças que escrevem para o Papai Noel, que são as madrinhas e padrinhos da campanha”, ressalta. Este ano, cerca de 5 mil cartinhas estão disponíveis para adoção no Rio Grande do Sul.
Durante o evento, o Papai Noel leu cartinhas de crianças que participam da campanha:
“Olá, meu nome é Antônia, faço parte dos Quilombos e gosto muito de histórias infantis e contos de fada”.
“Oi Papai Noel, eu me chamo Lorena e essa é a primeira vez que eu escrevo uma cartinha de Natal para você”.
“Oi Papai Noel, meu nome é Emanuelly e eu tenho 7 anos. Eu fui uma criança muito boazinha esse ano! Ajudei minha mamãe, eu fiz minhas tarefas e fui legal com meus amigos”.
Há 36 anos, essa corrente do bem une esforços da estatal e da sociedade para atender os pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A cada edição, a campanha reforça valores de inclusão, diversidade, representatividade, integridade e transparência.
Em três décadas, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2024, quando a ação completou 35 anos, 350 mil cartas foram adotadas.
Adoção física e digital
A adoção das cartinhas acontece nas modalidades física e digital nos 8 municípios gaúchos que participam da campanha neste ano. Em Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo, a adoção pode ser feita tanto de forma presencial, na agência central de cada município, como pelo blognoel.correios.com.br.
Entre os presentes mais pedidos nas cartinhas estão bolas de futebol, bonecas, carrinhos de controle remoto, bichinhos de pelúcia, material escolar, roupas e bicicletas.
Recebimento das cartinhas
No Rio Grande do Sul, essa etapa já foi concluída e as cartas foram inseridas no site por escolas e instituições selecionadas pelas secretarias de educação municipal e estadual que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Além disso, desde o ano passado, os Correios firmaram parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a participação de abrigos na campanha.
Entrega dos presentes
Madrinhas e padrinhos devem levar os presentes nas agências centrais das 8 cidades que participam da campanha no RS. Apenas em Porto Alegre, além da agência central (Siqueira Campos, 1.100), existem mais 5 pontos de entrega nas seguintes agências:
― Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
― Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
― Agência Nova Restinga (avenida João Antônio Silveira, 1825)
― Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
― Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
Os presentes devem ser entregues em embalagem reforçada com o código da carta escrito no pacote de forma visível e legível, para que os Correios possam identificar o destinatário correto. A entrega pode ser feita até o dia 10de dezembro.
Campanha acontece em todo o Brasil
Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente de solidariedade, que há 36 anos une empresa, empregados, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A campanha disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e entrega de presentes variam em cada estado. Todas as informações oficiais sobre a campanha estão disponíveis no endereço blognoel.correios.com.br.
Serviço
Campanha Papai Noel dos Correios no RS
Adoções e entrega de presentes: de 12/11 a 10/12