Vinhos brasileiros ganham destaque internacional em feira na China

Os vinhos brasileiros seguem atravessando fronteiras e neste mês chegam mais uma vez à China. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do projeto setorial Wines of Brazil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), celebra a presença da vitivinicultura brasileira na ProWine Shanghai 2025, que ocorre de 12 a 14 de novembro, no Shanghai International Expo Center.

Em 2024, a ProWine Shanghai contou com 650 expositores de 32 países e regiões, com mais de 20 mil visitantes. Nesta segunda participação do projeto na principal feira do setor de vinhos e destilados da China continental, o estande Wines of Brazil contará com a exposição de seis vinícolas brasileiras: Aurora, Barbara Eliodora, CRS Brands, Nova Aliança, Miolo e Salton, dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna, a China é um país-alvo do projeto setorial e das empresas brasileiras. “A China é um dos principais importadores de vinhos do mundo e seu interesse pelos produtores do novo mundo vem crescendo. Dessa forma, estar presente na feira é reforçar a imagem do nosso país como produtor e oportunizar para as empresas brasileiras o fomento do comércio internacional com esse país”, explica.

Foto: Stande Wines of Brazil na edição da feira Prowine Shanghai 2024/Divulgação

Segundo Romagna, a China foi, por vários anos, o maior mercado consumidor de vinhos tintos do mundo. Apesar de uma retração após a pandemia e mudanças nos hábitos de consumo, o país segue entre os maiores mercados consumidores globais, com crescimento no consumo de vinhos importados premium. “O público jovem e urbano vem se interessando por vinhos como parte de um estilo de vida moderno e cosmopolita, impulsionando o e-commerce e as vendas online. Assim, nós enxergamos muito potencial para produtos produzidos pelas vinícolas brasileiras, como o suco de uva 100% integral e o espumante 0% álcool”, comenta.

Conforme o gerente, na ProWine Shangai 2024, de acordo com as vinícolas brasileiras participantes, a previsão de valores em negócios foi de R$ 240 mil durante a feira e R$ 2.8 milhões para os 12 meses seguintes. “Neste ano, estaremos com uma empresa a menos, por isso temos como expectativa que os resultados sejam semelhantes”, afirma.

Mais de US$ 7,5 milhões em participações em feiras em 2025

A Prowine Shanghai encerra as ações promocionais do Wines of Brazil com foco na geração de negócios internacionais no ano. Em 2025, o projeto setorial esteve presente também nas feiras Wine Paris, ProWein Dusseldorf, Vinexpo America, Projeto Comprador na Wine South America, evento SIP of South America e Projeto Comprador na ProWine São Paulo.

Dessa forma, o projeto oportunizará para as vinícolas brasileiras a participação nas feiras mais relevantes do setor no momento no cenário internacional. “Com as participações, foram 42 empresas beneficiadas, US$ 1.26 milhão como perspectivas de negócios gerados durante as feiras e US$ 6.29 milhões para os 12 meses seguintes”, aponta Romagna.

Para o gerente, a ida à China fecha com chave de ouro, oportunizando o real fomento dos negócios internacionais. “Sem a organização via projeto as empresas teriam muitos desafios em participar e por isso ele é tão importante. No panorama de todas as ações, as feiras continuam sendo a ação que mais traz resultado, tanto para negócios como para a imagem do vinho brasileiro”, conclui. Atualmente, são 55 o número de vinícolas associadas ao Wines of Brazil.

Projeto Imagem recebe equipe do crítico Tim Atkin

Na última semana do mês de outubro, entre os dias 24 e 31/10, o Projeto Imagem recebeu a equipe do renomado influenciador internacional no setor dos vinhos Tim Atkin para uma edição especial. Entre os participantes, esteve presente a representante de sua equipe para América do Sul, Gabriela Zimmer. O grupo participou de visitas técnicas a vinícolas do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com almoços e jantares harmonizados, além de avaliações de vinhos. Participaram ainda da Avaliação Nacional de Vinhos 2025 (ANV), realizada no dia 25.

O Projeto Imagem proporciona imersões em vinícolas com o objetivo de educar jornalistas sobre os vinhos brasileiros, com edições já realizadas neste ano nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Além de influencers e jornalistas brasileiros, contou com a presença de profissionais internacionais, vindos de países como Espanha, França, Luxemburgo, Índia e Uruguai.

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Sobre o Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Sobre a ApexBrasil 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.