
A entrega oficial dos Termos de Fomento aos proponentes contemplados pelo Edital 01/2025 – Segmentos Culturais em Ação foi realizada na última semana na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves. A iniciativa destina R$ 1.028.516,00 do Fundo Municipal de Cultura para 31 projetos culturais que serão executados ao longo de 2026.
A ação, promovida pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural, reafirma a consolidação das políticas públicas de fomento cultural no município. O edital amplia o alcance da produção artística local, diversifica as linguagens e fortalece a cadeia produtiva criativa, refletindo um modelo de gestão que entende a cultura como eixo estruturante da cidadania e do desenvolvimento humano.
O conjunto de projetos contemplados forma um panorama abrangente da riqueza cultural de Bento Gonçalves e entrega para a comunidade bento-gonçalvense, de Bento Gonçalves, entre outras ações, 45 apresentações artísticas, entre espetáculos teatrais, shows musicais, filmes, monólogos e performances de dança; 11 ações de formação, com oficinas e workshops em áreas como percussão, produção musical, palhaçaria, dança, capoeira e criação audiovisual; 7 novas obras culturais, incluindo três álbuns musicais, dois livros (um literário e um infantil), um curta-metragem e um minidocumentário; 5 exposições de artes visuais e fotografia; 5 grandes eventos multiculturais, como festivais de trova, batalhas de rima e feiras de artesanato.
Essas ações vão alcançar diversos territórios do município — da Fundação Casa das Artes ao Museu do Imigrante, da Praça CEU às comunidades do interior — levando arte, educação e reflexão sobre a identidade local. A descentralização das atividades reforça o compromisso da gestão com o acesso democrático à cultura e a valorização dos diferentes segmentos artísticos e étnicos, como o Hip Hop, a cultura afro-brasileira, o tradicionalismo, a herança italiana e as belas-artes.
Com caráter transversal e pedagógico, o Segmentos Culturais em Ação também atua em sinergia com a Educação, envolvendo uma ampla quantidade de escolas da rede pública municipal em atividades formativas e apresentações culturais. O objetivo é aproximar arte e ensino, estimulando o pensamento crítico, a sensibilidade e a formação integral de crianças e adolescentes.
Grande parte dos contemplados é composta por artistas locais independentes, que encontram no Fundo Municipal de Cultura a oportunidade de realizar seus projetos, fortalecer suas carreiras e expandir seus públicos. Entre eles, o jovem diretor de fotografia Marcos Vítor Prado, de 22 anos, da Ancora Produções, que vai realizar seu primeiro curta-metragem com apoio do edital: “É a realização de um sonho. Estou nas nuvens por poder lançar minha obra de forma oficial. Faz dez anos que venho gestando essa história — é uma conquista que marca meu início profissional”, relata emocionado.
Com impacto direto na economia criativa e no fortalecimento da identidade local, o Edital Segmentos Culturais em Ação consolida-se como uma das mais importantes políticas de fomento do município, promovendo inclusão, diversidade e sustentabilidade no fazer artístico — um movimento contínuo que transforma a cultura em um verdadeiro patrimônio vivo da cidade.