Oficinas sobre o Patrimônio Histórico da Umbanda integram programação do Mês da Consciência Negra em Bento Gonçalves

Dentro da programação do Mês da Consciência Negra 2025, Bento Gonçalves recebe duas edições das Oficinas de Preservação do Patrimônio Histórico da Umbanda, ministradas por Anahi Cardoso Miranda, proponente contemplada pelo Edital Circularte/2023, com investimento de R$ 5 mil. As atividades acontecem nos dias 11 e 13 de novembro, em diferentes espaços da cidade.

A primeira oficina será realizada no dia 11 de novembro, às 19h, na Biblioteca Pública Castro Alves, e a segunda no dia 13 de novembro, às 18h, no CMAPA – Secretaria Municipal de Educação.

O projeto tem como propósito apresentar à comunidade a riqueza cultural, os fundamentos e a importância da religião da Umbanda como parte integrante do patrimônio histórico e espiritual brasileiro. Por meio de um olhar educativo e sensível, as oficinas propõem instigar o conhecimento, promover o respeito e desconstruir preconceitos que ainda cercam as religiões de matriz africana.

Com abordagem voltada ao diálogo, à escuta e à valorização da diversidade, as atividades buscam aproximar o público dos símbolos, ritos e princípios que constituem a Umbanda, reconhecendo sua relevância na construção da identidade cultural e religiosa do país — especialmente no Rio Grande do Sul, onde essas tradições têm forte presença e ancestralidade.

A ação integra a programação do Mês da Consciência Negra de Bento Gonçalves, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, e reforça o compromisso do município com a valorização da herança afro-brasileira, o combate ao racismo religioso e o incentivo à educação para a diversidade.

As oficinas fazem parte de uma série de eventos que acontecem ao longo de novembro, entre exposições, espetáculos, shows e rodas de conversa, celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, feriado nacional em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da liberdade.

A realização da programação do Mês da Consciência Negra de Bento Gonçalves é da Secretaria Municipal de Cultura com apoio de Secretaria Municipal de Educação, Fundação Casa das Artes, Sesc Bento Gonçalves, Biblioteca Pública Castro Alves, Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Movimento Negro Raízes, Abadá Capoeira BG, Instituto Estadual da Música e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço

11/11 – Oficina de Preservação do Patrimônio Histórico da Umbanda

Horário: 19h

Biblioteca Pública Castro Alves

13/11 – Oficina de Preservação do Patrimônio Histórico da Umbanda

Horário: 18h

CMAPA – Secretaria Municipal de Educação