Turismo

Rota Romântica cria roteiro de turismo religioso no contexto da imigração alemã

Foto: Igreja Sagrado Coração de Jesus
Foto: Igreja Sagrado Coração de Jesus

Conhecidos por sua rica história no contexto da imigração alemã e pelas tradições religiosas e culturais, os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha são o cenário do Roteiro dos Sinos, novo produto turístico criado pela Rota Romântica. O lançamento oficial ocorrerá nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, durante o Festival de Turismo de Gramado

Conforme a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, o Roteiro dos Sinos é o resultado de uma avaliação técnica que buscou identificar o potencial turístico dos 14 municípios que integram a região. “São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha fazem parte dos primórdios da imigração alemã e isso se traduz em uma riquíssima tradição de religiosidade, com patrimônios materiais e imateriais preservados ao longo de quase 200 anos. São atrativos turísticos de vocação religiosa que já estão em operação e coube à Rota Romântica reuni-los em um novo roteiro”, afirma a presidente.

Fazem parte do Roteiro dos Sinos: Igreja Sagrado Coração de Jesus (Estância Velha), Igreja Evangélica Luterana (Estância Velha), Santuário Padre Reus (São Leopoldo), Colégio São José (São Leopoldo), Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI (São Leopoldo), Igreja Evangélica Três Reis Magos (Novo Hamburgo) e Santuário das Mães (Novo Hamburgo). 

As visitas serão feitas ao longo de um dia, com transporte partindo de Estância Velha pela manhã e finalizando no mesmo ponto ao fim da tarde. O Roteiro dos Sinos é um produto oficial da Rota Romântica e será operado pela Rossi Turismo, de São Leopoldo. Além das visitas, o pacote inclui almoço e café da manhã. Este último ocorre durante a recepção ao grupo e é servido com produtos da Associação dos Produtores Rurais de Estância Velha. 

O nome do roteiro valoriza o sino, importante símbolo da religiosidade das comunidades de origem alemã, e também a própria denominação da região, o Vale do Sinos, possivelmente inspirada na “sinuosidade” do seu principal rio. 

“O toque do sino é um convite para conhecer, sentir, conviver e refletir sobre este belo legado de tradições e costumes, unindo religiosidade, arquitetura, gastronomia, música e muito mais”, finaliza Terezinha. 

Lançamento oficial – O lançamento oficial do Roteiro dos Sinos ocorrerá no dia 7 de novembro de 2025, às 15h, no palco da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, durante o Festival de Turismo de Gramado – Festuris.

Roteiros da Rota Romântica – O Roteiro dos Sinos soma-se a várias iniciativas recentes da Rota Romântica. O Circuito de Cicloturismo, criado em 2020, contempla os 14 municípios integrantes do Roteiro. Já o Circuito de Caminhadas passa por oito municípios, tendo sido lançado em junho de 2025. Além disso, desde 2024 a Rota Romântica possui roteiros de visitação de um dia para os municípios de Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Linha Nova, Presidente Lucena e Ivoti.