Educação

Livro ´Bento Gonçalves – A Cidade da Gente´ é lançado no município

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (23), o ginásio do EMEM Alfredo Aveline foi palco para um momento histórico para rede pública de ensino. Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Bento Gonçalves – A Cidade da Gente”, projeto da Editora Olhares que já contemplou mais de 35 municípios brasileiros de norte a sul. O livro foi uma produção que envolveu mais de 300 alunos das EMEFs Princesa Isabel, Lóris Reali Pasquali e Maria Borges Frota e da própria Alfredo, além de professores, orientadores educacionais e equipes diretivas. O projeto contou com patrocínio da Corsan e do Instituto Aegea.

Neste empreendimento, os estudantes foram coautores das narrativas que versaram sobre as raízes históricas e culturais, dos patrimônios materiais e imateriais, com base em pesquisas, visitas a campo e entrevistas com moradores, confeccionado uma cartografia afetiva de pertencimento e de protagonismo, de descobertas e de criações inspiradas pela cultura, os hábitos, os costumes, a culinária, sobre as dimensões simbólicas e cidadãs. Assim, constitui um documento de valorização da identidade, integrando a construção da memória e da bibliografia de e sobre Bento Gonçalves.

A versão final contou com a colaboração do escritor Marcus Aurelius Pimenta, e do quadrinista e ilustrador, Olavo Costa, e tem tiragem de 2.600 exemplares que serão distribuídos pela Secretaria de Educação. Ainda, o projeto conta com formação para professores para o seu uso em diferentes componentes, pois possui um caráter transversal podendo ser trabalhado em diálogo com outras áreas do saber, como História, Geografia, Língua Portuguesa, entre outros.

Além do corpo discente participante do projeto, estiveram presentes a Secretária de Educação, Andreza Ana Peruzzo, a coordenadora pedagógica do projeto “A Cidade da Gente”, Giselle Germano, e o superintendente da CORSAN, Lutero Cassol e equipes diretivas das quatro escolas envolvidas.

“A importância deste projeto reside na formação de leitores e escritores. É uma alegria em ver os alunos expressando sua visão sobre o pertencimento, onde o individual e o coletivo conjuga potências de subjetivação e de cidadania. É lindo de ler e de ver o como vocês olham para o dia a dia, para o cotidiano, de uma cidade que acolhe. Agradeço às equipes diretivas, professores e alunos que abraçaram o projeto com todo carinho. É uma conquista”, destacou a Secretária Andreza.

Giselle Germano, ao longo do processo, prestou assessoria às equipes. Em seu pronunciamento leu trecho de texto do aluno que enaltecia a alegria e identidade cultural de Bento Gonçalves.“Essa obra representa o protagonismo do estudante na busca de sua identidade e de suas reflexões. É um trabalho coletivo, de muitas mãos, de muitas colaborações. Bento Gonçalves cresceu muito e o livro retrata esse movimento de expansão”, salientou Giselle.

O diretor da EMEM Alfredo Aveline, Márcio Pilotti, enfatizou de como “Bento Gonçalves – A Cidade da Gente” é inovador das relações interpessoais e seu papel dentro da sociedade. “A escola acolhe a diversidade e isso diz muito sobre o pertencimento. Esse livro tem a marca dos alunos, relatando as suas impressões, de como fazem parte da comunidade de Bento Gonçalves. É um marco na transmissão de vidas em desenvolvimento, da cultura e da cidadania”.