Fechando o mês de outubro, o projeto Ecossistema da Montanha realiza duas oficinas gratuitas que trazem a Caxias do Sul profissionais de destaque em suas áreas de atuação. Dia 27 de outubro, às 19h30min, acontece a oficina Roteiro: Escrita Coletiva, com Leo Garcia, no Miniauditório 136 do prédio sede do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG. Dia 28 de outubro, também às 19h30min, na Sala de Inovação, Rafaella Costa coordena uma oficina de Produção Executiva.
Os encontros são gratuitos e abertos a profissionais da área do audiovisual, estudantes e interessados nos temas. As duas atividades buscam fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual na Serra Gaúcha.
À frente da oficina Roteiro: Escrita Coletiva, Leo Garcia é roteirista diretor, idealizador e diretor-geral do FRAPA – Festival de Roteiro de Porto Alegre, o maior festival de roteiro da América Latina. Ele compartilha com público a suas experiências de escrita coletiva, falando ainda sobre sua trajetória no cinema e na televisão. O encontro busca estabelecer uma conversa sobre o processo criativo, o trabalho em equipe e os caminhos da dramaturgia contemporânea.
Leo Garcia também é mestre em Roteiro (UPSA – Espanha) e escreveu obras como “Em 97 Era Assim”, “Legalidade”, além do documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro”, sendo ainda criador de séries como “A Bênção” (Canal Brasil e Globoplay) e “Paralelo 30” (Prime Box). Ele também escreveu o longa “A Vida de Cada Um” com Murilo Salles, que estreou no Festival do Rio neste mês. Se currículo destaca ainda o curta de animação “Ed”, selecionado para mais de 100 festivais em 33 países, com 27 prêmios e mais de 3 milhões de views.
Em sua oficina de Produção Executiva, Rafaella Costa compartilha sua experiência em diferentes produções e fala sobre produção executiva para audiovisual de forma didática e com foco na prática. Ela é fundadora da Manjericão Filmes e integrante da Rede Paradiso de Talentos. Produziu “Levante”, vencedor do Prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica de Cannes, e “Meu Nome é Bagdá”, vencedor do Grand Prix do Júri Internacional da Berlinale Generation 14plus. Seus filmes circulam em prestigiados festivais internacionais e contam com ampla distribuição nacional e internacional. Além de sua atuação autoral, Rafa ella trabalha como produtora executiva e criativa em diferentes casas de produção, colaborando em projetos para grandes plataformas como Disney+, HBO, Netflix e Amazon Prime Video.
Em atividade desde dezembro de 2024, o Ecossistema da Montanha busca promover a integração de profissionais locais e nacionais em campos estratégicos do setor audiovisual, como distribuição, produção executiva e roteiro. Além de produtoras coligadas à proposta, o Ecossistema da Montanha é aberto à participação da comunidade, com a inclusão de todos atores e públicos da economia criativa regional: negros, indígenas, LGBTQ+, ciganos e pessoas com deficiência.
Desenvolvido com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio da SEDAC e IECINE, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto é realizado pela DH Projetos e Produções, com apoio do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e participação da distribuidora Olhar Filmes.
Inscrições para as oficinas: www.cinemontanha.com.br