Cultura

Casa das Artes de Bento Gonçalves sedia a exposição “Expansão do Amor”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Fundação Casa das Artes redece a exposição “Expansão do Amor”, da artista visual Zulma Maria Silva Fernandes. Natural de Quaraí, município que faz fronteira com o Uruguai e distante de Porto Alegre 595 km, Zulma traz sua sensibilidade em quadros que foram produzidos em diferentes épocas, mas que compõem uma cartografia afetiva, desvelando tons de autoficção e explorando conexões humanas, ambientais e espirituais.

Formada em Magistério, tem relações com Bento Gonçalves desde a década de 90, tendo trabalho na EMEF Anselmo Luigi Picolli e cursado oficinas na Casa das Artes, como com a artista visual Eracy Fracalossi. Seu contato com as Belas-Artes foi durante a sua atuação docente, no fim da década de 80, tendo em sua juventude feito experiências com desenhos. Sua técnica mais recorrente é o óleo sob tela e giz pastel.

Os quadros abrangem sua produção artística em diferentes tempos, onde testemunhamos o que move Zulma no plano estético., formando uma meditação sobre a condição humana. Seja no último passeio com irmã no entardecer em Porto Alegre, da relação com seu parceiro de vida, às questões que estão no cotidiano contemporâneo, tem-se a potência da arte em sua profunda ligação com a biografia de Zulma, tendo no horizonte o olhar para a esperança, para a sabedoria, para a expansão do amor.

Serviço
O que: mostra artística “Expansão do Amor”, de Zulma Maria Silva Fernandes
Período de visitação: até 30 de outubro de 2025
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita