Viva com Saúde

Viva com Saúde – 04/10/2025 – Neuropatia óptica: o que é a doença associada aos casos de intoxicação por metanol

Foto: Freepik
Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a neuropatia óptica, associada aos casos de intoxicação por metanol em São Paulo.

Após os recentes casos de jovens internados em São Paulo devido à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, acendeu-se um alerta à população sobre os riscos da intoxicação por essa substância altamente nociva. Especialistas destacam que a ingestão de metanol é considerada extremamente perigosa e pode causar neuropatia óptica, doença que leva à cegueira permanente, ao coma ou à morte. Com os primeiros sintomas aparecendo entre 12 e 24 horas, a recomendação médica é ter atenção ao perceber dor de cabeça, dor abdominal, confusão mental, náuseas, vômitos, em especial visão turva repentina ou até cegueira.

O metanol, álcool utilizado na indústria para a produção de solventes e outros produtos químicos, ao ser metabolizado pelo organismo, gera compostos tóxicos, como o ácido fórmico, que podem afetar diversos órgãos e comprometer gravemente a visão. No caso da neuropatia óptica, o problema ocorre no nervo óptico e na retina, podendo causar perda de visão permanente.

O especialista do Hospital Banco de Olhos São Pietro, referência em oftalmologia na Região Sul, Marcela Bordaberry, ressalta a importância do tratamento imediato para prevenir risco de óbito: