Geral

41ª Feira do Livro de Caxias do Sul começa na sexta-feira (26)

Imagem: Planta Animada Feira do Livro 2025
Imagem: Planta Animada Feira do Livro 2025

A 41ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul começa na próxima sexta-feira, dia 26 de setembro, às 18h, com a abertura oficial no Palco Principal, na Praça Dante Alighieri. Depois da abertura, que contempla o discurso do Patrono, Pedro Guerra, além das autoridades presentes, será apresentado o show Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco e banda, às 19h, seguindo com a abertura exposição “Bichos”, dos artistas plásticos Gio e Doug, às 20h, na Galeria Municipal de Artes Gerd Bornheim.

Com o tema “No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação”, neste ano a Feira terá mais de 370 atividades, indo até 12 de outubro. Com o tradicional desconto de 20% no valor dos livros, o público encontrará 24 bancas – 18 no Setor Geral e seis para o público infantojuvenil, numa estrutura de 2.700 metros quadrados. As atrações do primeiro fim de semana são muitas, com bate-papos, apresentações e espaços culturais, Rua do Lazer e música no Palco Principal. Neste ano, a Feira contará com um café na Praça Dante e Internet gratuita para o público.

Bate-papos literários
O primeiro fim de semana da Feira contará com bate-papos que trarão à Praça Dante nome consagrados da literatura brasileira. Às 15h de sábado, o poeta Allan Dias Castro conversa sobre “Poesia fora da bolha”. Ele é uma referência nacional por conseguir mais de 200 milhões de visualizações nas redes sociais para seu projeto de poesia falada e por manter o podcast “Café com o Poeta”. Entre seus títulos estão “O Zé Ninguém”, “Voz ao Verbo”, “O Colecionador de Saudades” e “A Monja e o Poeta”, em parceria com a Monja Coen, no palco principal da Feira às 17h.

No bate-papo “Calma no Caos: Monja Coen e a arte de viver plenamente no mundo de hoje”, uma das principais referências do Zen Budismo no Brasil, vai falar sobre sua trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à vida monástica. Além de sua jornada espiritual, ela é autora best-seller e palestrante renomada, alcançando públicos diversos com reflexões sobre autoconhecimento, liderança consciente, equilíbrio emocional e transformação social.

Ainda no sábado, às 19h, na Galeria Gerd Bornheim, tem o encontro denominado “Narrativas de hoje que modificam o ontem – raça e gênero na literatura contemporânea” com Eliane Marques, Lilian Rocha e Roberta Saldanha. Eliane é uma das referências nacionais da literatura negra contemporânea, autora de “Louças de Família”, Prêmio São Paulo de Literatura 2023 (romance de estreia), “O Poço das Marianas” (Prêmio Minuano de Literatura 2022), “Ese alguém o pano”(Prêmio Açorianos de Literatura 2016). Ela também está trabalhando no seu novo romance “Guanxuma”, que sair&aa cute; em 2025 pela Autêntica Contemporânea.

Domingo, às 15h, no Palco Principal, será realizado o bate-papo “Literatura infantil, o que e como falamos com as crianças” com Blandina Franco e José Carlos Lollo com mediação da escritora Elaine Pasquali Cavion. Blandina tem mais de 60 livros publicados, alguns deles em Portugal, China e Turquia, todos em parceria com o ilustrador José Carlos Lollo. A dupla foi finalista do prêmio Jabuti por três vezes, sendo premiada outras duas vezes. Eles também tiveram livros selecionados para o Catálogo de Bolonha da FNLIJ e receberam o Prêmio 30 melhores livros infantis do ano da Revista Crescer cinco vezes.

Também às 15h, na Galeria Gerd Bornheim, tem o bate-papo sobre José Clemente Pozenato, escritor icônico na literatura da Serra Gaúcha, autor de “O Quatrilho”, morto em novembro do ano passado, que também foi Patrono da Feira do Livro no ano de 1994. Participam do encontro-homenagem a Pozenato as escritoras e especialistas em literatura Cecil Jeanine Albert Zinani e Salete Rosa Pezzi dos Santos.

Às 17h, também no Palco Principal, o escritor e palestrante Gilmar Marcílio conversa com o escritor Francisco Bosco sobre “A arte do diálogo”. Filho do músico João Bosco, Francisco é ensaísta, doutor em teoria da literatura e autor dos livros “Meia Palavra Basta”, “O diálogo possível”,  e “Banalogias”, entre outros. Atualmente ele também participa do programa “Papo de Segunda”, no canal GNT.

Biblioteca humana
Com o tema “Terra Estrangeira – Imigrantes do Século XXI” a quinta edição do encontro traz relatos de quem veio das longínquas ilhas do Haiti e de Taiwan. O tema se une às comemorações os 150 Anos da Imigração Italiana. Na conversa que será realizada às 16h na Galeria de Arte Gerd Bornheim, serão ouvidos Hsueh Yu – que nasceu em Taiwan e, antes de chegar ao Brasil, em 1998, morou na Tailândia, França e Inglaterra, sendo que vive em Caxias desde em 2006, atuando no restaurante Gautama e é professora de Mandarim – e Djimy Precilien, conhecido como Jim, nascido no Haiti, que vive no Brasil desse 2013 e, em Caxias, estuda Relações Internacionais na Faculdade Serra Gaúcha, onde também coordena um projeto acadêmico sociocultural chamado Conexão Imigrante.

Música, dança, sarau
Além do show de abertura, sexta, às 19h, com Tonho Crocco e banda fazendo um Tributo a Tim Maia, no sábado a música estará no Palco Principal às 10h, com a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, concerto “Rock Sinfônico”, com regência de Gilberto Salvagni. As atrações seguem às 14h com o Duo de Voz e Piano de Beto Vianna e Graziano Anzolin e, às 16h, com Duo Aqui Entre Nós, formado pela cantora Ará e o músico Pippo Pezzini.

No mesmo horário, no Teatro Pedro Parenti, tem o espetáculo cênico-coreográfico “Que Bixo é Esse?”, com Espaço Cultural Akácio Camargo e o Projeto Impulso, numa montagem que convida o público a refletir sobre a relação entre humanidade e natureza, revelando criaturas criadas a partir do descarte humano: animais fantásticos, híbridos e simbólicos, nascidos da poluição e do excesso de consumo. Fechando a tarde no palco principal tem apresentação de MPB e Soul com Bruna Toledo e João Toigo.

Para domingo, às 14h, o tem apresentação musical da banda Misturô; às 16h tem apresentação de danças folclóricas com Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico; e às 18h, o André Arrosi Quarteto faz uma apresentação eclética, com um repertório  que transita de Beatles a Piazzolla, incluindo MPB. Ainda no domingo, às 18h, tem o Sarau “A Palo Seco: as poéticas da prosa” com Arthur Della Giustina, Filippo Elia Pezzini, Jaque Pivotto e Ronaldo Bueno, na Galeria Gerd Bornheim.

Lazer cultural
Outros espaços da Feira do Livro também acolherão o público. O SESC estará presente com Estação SESC – Nos Trilhos da Leitura, com uma programação voltada ao público infantil e infanto-juvenil, reunindo contações de histórias, oficinas de artes visuais e espetáculos teatrais, com destaque para o “Vagão Mágico: Óculos de Realidade Virtual”. Num ônibus especialmente projetado para atividades culturais, a Fundação Marcopolo exibirá a exposição “O Futuro Que Queremos”, a partir da segunda-feira, 29 de setembro. O Espaço do Leitor também recebe diversas contações de histórias das 14h às 16h com a Fundação Logosófica de Caxias do Sul e o grupo Vivandeiros da Alegria, sendo que às 15h30min haverá tradução em Libras para a obra “Lisa Escaladora”. E, no sábado e domingo, das 12h às 18h, a Rua Dr. Montaury estará fechada, com brinquedos para a criançada no projeto Rua do Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Internet gratuita
Neste ano o público que for à Praça Dante contará com serviço de Internet gratuito. Numa ação feita em parceria com a Unifique, o público poderá acessar a rede de WiFi identificada como “Feira do Livro”. Para obter o acesso, será necessário preencher um pequeno cadastro.

A realização da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul é da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA – Sedac – RS.

Site da Feira:
www.feiradolivrocaxias.com
Programação completa:
https://heyzine.com/flip-book/858b43424a.html