Geral

Projeto "Biblioteca Humana" apresenta histórias de novos imigrantes em Caxias do Sul

Foto: Biblioteca Humana 2024/Crédito Rose Brogliato
Foto: Biblioteca Humana 2024/Crédito Rose Brogliato

As comemorações dos 150 anos da imigração na região inspiraram a quinta edição do evento Biblioteca Humana, na Feira do Livro de Caxias do Sul, que acontece no próximo sábado, dia 27 de setembro, às 16h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. O evento integra a programação da Feira e é aberto ao público.

Com o tema TERRA ESTRANGEIRA – IMIGRANTES DO SÉCULO XXI, o Biblioteca Humana 2025 traz como convidados os imigrantesHsueh Yu (Lúcia), de Taiwan, e Djimy Precilien (Jim), do Haiti. Ao longo de uma hora, eles interagem com o público sobre a vida, a vinda, a chegada e o futuro no novo país.

O projeto Biblioteca Humana estreou na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021 inspirado na iniciativa de Biblioteca Humana criada em Copenhagen (Dinamarca – 2000), com o objetivo de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão.

Não julgue um livro pela capa!” é a forma como o projeto se apresenta, com a proposta de remover preconceitos e incentivar o diálogo. No projeto caxiense são convidados personagens da cidade para “abrirem capítulos do livro de suas vidas” e os compartilharem com o público.

Os relatos, além de promover a integração, são transformados em textos livres através do talento de escritores locais especialmente convidados para a edição de 2025: Bernadete Zardo, Jaque Pivotto, José Otávio Carlomagno, Juliana Bevilaqua, Luiza Iotti, Marilia Frosi Galvão, Paulo Damin, Suzana Webber Alves e Tiago Sozo Marcon.

O Biblioteca Humana 2025 é uma iniciativa dos escritores e ativistas pela literatura Vera Mari Damian, Ana Cardoso e Marcos Mantovani, com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

O projeto tem o apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) e da Secretaria Municipal da Cultura. Os textos serão divulgados no site da Feira do Livro de Caxias do Sul e na página do FB: BIBLIOTECA HUMANA – CAXIAS DO SUL

Hsueh Yu nasceu em Taiwan e, antes de chegar ao Brasil, em 1998, morou na Tailândia, França e Inglaterra. Aqui adotou oficialmente o nome de Lúcia. Veio para Caxias em 2006 a convite de amigos taiwaneses que já moravam em Caxias e lhe disseram que esta é uma cidade bem organizada com um povo trabalhador.

Formada em Administração de Empresas, aqui dedicou-se ao ramo de alimentação natural e em 2016 criou, com o marido Olivio, o restaurante Gautama, onde atuam até hoje com a participação dos filhos. Lúcia também é professora de Mandarim.

Djimy Precilien, conhecido como Jim, nasceu em Gonaïves, no Haiti, e vive no Brasil desde 2013, onde casou e tem duas filhas, de 3 e 7 anos.

Em Caxias do Sul, já atuou profissionalmente em várias empresas. Atualmente trabalha como motorista de ônibus de fretamento e em um salão de beleza. Estuda Relações Internacionais na Faculdade Serra Gaúcha, onde também coordena um projeto acadêmico sociocultural chamado Conexão Imigrante.

Movido pela experiência de vida como imigrante, Jim se dedica a refletir sobre as desigualdades presentes nas cidades e a buscar caminhos de transformação por meio da educação, da cultura e do diálogo comunitário.

SERVIÇO
BIBLIOTECA HUMANA 2025
Tema: TERRA ESTRANGEIRA – IMIGRANTES DO SÉCULO XXI
Data: 27/09 – sábado – às 16h
Local: Galeria de Arte Gerd Bornheim – Caxias do Sul
Palestrantes convidados: Hsueh Yu (Lúcia): Taiwan e Djimy Precilien (Jim): Haiti
Escritores convidados: Bernadete Zardo, Jaque Pivotto, José Otávio Carlomagno, Juliana Bevilaqua, Luiza Iotti, Marilia Frosi Galvão, Paulo Damin, Suzana Webber Alves e Tiago Sozo Marcon.