Geral

Livro histórico “O Revés do Tempo” será lançado em Bento Gonçalves

Livro histórico “O Revés do Tempo” será lançado em Bento Gonçalves

No próximo sábado, dia 27 de setembro, chega ao público “O Revés do Tempo”, novo romance do escritor Luis H. Rocha, radicado em Bento Gonçalves. Mais do que uma narrativa de ficção científica, o livro é uma imersão em camadas da história do Rio Grande do Sul, reconstruídas com rigor e sensibilidade literária. Ambientada principalmente em São Leopoldo e Santa Cruz do Sul, cidades emblemáticas da colonização alemã, a obra entrelaça universos paralelos, viagens no tempo, assassinatos e desaparecimentos, construindo um enredo instigante que transita entre o mistério e a reflexão.

“O livro é, antes de mais nada, um convite para a compreensão de nossas origens. Ele mistura passado, presente e futuro, universos paralelos, tudo como enredo para instigar o leitor a buscar o conhecimento da história”, explica Rocha.

Entre os episódios revisitados estão o Massacre de Salsipuedes, no qual indígenas Charruas foram dizimados; a colonização açoriana, marcada pela permanência de quase duas décadas dos imigrantes em Porto Dornelles (atual Porto Alegre); a escravidão retratada pela primeira empresa estatal do Rio Grande do Sul, a Real Feitoria do Linho Cânhamo; e ainda a chegada dos primeiros imigrantes alemães, conduzidos pelo major Schaeffer. A epopeia italiana surge na figura simbólica de Celeste Gobbato, personagem que representa gerações de imigrantes e sua contribuição decisiva para o desenvolvimento cultural e econômico do estado.

O lançamento acontece no dia 27 de setembro, sábado, das 11h às 14h, na Livraria Santos, no Piazza Salton, em Bento Gonçalves. O evento abre uma série de lançamentos que devem percorrer cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Recife, levando ao público uma narrativa que ultrapassa fronteiras regionais e convida a pensar a história em diálogo com o futuro.