As paredes do Museu Ambiência Casa de Pedra de Caxias do Sul estão ganhando colorido diferente nos últimos dias. A ação que acontece à noite integra a exposição “Colônia” e se insere no projeto “Colônia: Memórias e Tradições do Feminino Imigrante”, concebido pela artista visual e bailarina Cristina Lisot em parceria com a arquiteta Carolina Lisot, que também assina a expografia da mostra. Em diferentes contextos e editais, as propostas foram contempladas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura da Sedac-RS e também em edital da PNAB de Caxias do Sul.
As imagens fazem parte da videoarte “Calda Bordalesa”, que vem sendo projetada na empena da Casa de Pedra de quarta a domingo, entre as 19h e 21h. A criação faz referência ao universo do feminino migrante e também pode ser vista em dois monitores instalados no interior do espaço. A exposição inclui ainda a escultura “Vestido Figueira”, feito em tricot e banho ácido em arame e cabo eletrônico, cobre e ferro. Todo a Casa de Pedra também estará aromatizada com cheiro de figo e o público interage lavando suas mãos e sec ando-as em toalhas de enxovais de época.
Pelo viés da arte contemporânea, as criações de Cristina Lisot exploram questões do feminino entre os imigrantes italianos do Rio Grande do Sul, destacando seu papel na família e no trabalho. A exposição pode ser conferida até 28 de setembro, das 10h às 16h.