Instigando a imaginação e a reconexão com a natureza, temporada percorre sete cidades da Serra até novembro com sessões gratuitas, bate-papo e distribuição de livro
Instigando a imaginação e a reconexão com a natureza, a circulação do espetáculo “Um passarinho me contou” segue em pleno voo neste mês de setembro, levando sessões gratuitas, bate-papo e distribuição de livros para escolas e centros sociais da Serra Gaúcha.
No dia 15 de setembro, é a vez de Nova Petrópolis receber a montagem escrita e estrelada por Darlan Gebing, em programação para estudantes da EMEF Pedro Beck Filho nos turnos da manhã e da tarde. Em outubro, a peça será novamente apresentada na cidade, para estudantes da EEEM 1° de Maio. A circulação se estende até novembro, contemplando também: Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
Além da peça teatral, o público com faixa etária de seis a 13 anos também recebe um exemplar do livro que leva o mesmo título – “Um passarinho me contou” – e participa de um bate-papo com o artista. As atividades contam com acessibilidade em LIBRAS.
A circulação é financiada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, da Lei Paulo Gustavo Pró-Cultura RS e da SEDAC/RS. Ao todo, serão 40 apresentações com distribuição de livros para um público estimado em cinco mil crianças e adolescentes. Confira a programação completa abaixo.
Imaginação e conexão com a natureza
O monólogo “Um passarinho me contou” propõe uma contação de história acerca de três pássaros: o João Barro construtor, o Chupim mentiroso e o Beijo-Flor apaixonado pela flor de plástico. O personagem principal é um garoto que pesquisa aves e através do seu universo de pássaros lembra das histórias que um “amigo de um amigo de um amigo do seu avô”, chamado Manoel de Barros, contava sobre o seu tempo. As poesias do escritor Manoel de Barros estarão na peça reformuladas, compondo uma colagem textual e dramatúrgica.
“A montagem desse trabalho e a vontade de fazê-lo circular se deu através da identificação da demanda de um trabalho cênico na região que relacionasse a infância com a natureza, aproximando e apropriando as crianças que muitas vezes não têm acesso direto à natureza por viverem em centros urbanos”, afirma Darlan.
Outro propósito do trabalho é despertar a imaginação, reconectar os jovens à ludicidade contida nas coisas simples do cotidiano, como o cantar de um pássaro, relacionando o teatro com a literatura e trazendo à tona a pauta da ecologia. “Contar história sobre pássaros é uma tentativa de ‘humanizar’ nossos amigos voadores para que as suas casas, que são nossas também, sejam respeitadas, sejam preservadas e que possamos ter um meio ambiente adequado para todos viverem em harmonia”, completa Darlan.
>> Darlan Gebing é mestre em educação e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciado em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalha com teatro em Caxias do Sul – RS desde 2012. Em 2022 estreou seu primeiro solo teatral chamado “Um Passarinho me contou” que um ano depois se transformou em seu primeiro livro infantil publicado. Atua também como arte-educador e produtor cultural na região da Serra Gaúcha.
CIRCULAÇÃO PELA SERRA
FARROUPILHA
23/10 – EMEF Ângelo Venzon Neto
CAXIAS DO SUL
10/09 – EMEF Paulo Freire
02/10 – EMEF Luiz Antunes
06/10 – EMEF Engenheiro Dário Granja Sant’Ana
08/10 – EMEF José Protázio Soares de Souza
13/10 – EMEF Rosário de São Francisco
16/10 – EMEF Ruben Bento Alves
29/10 – EMEF Presidente Castelo Branco
04/11 – EEEM Melvin Jones
NOVA PETRÓPOLIS
15/09 – EMEF Pedro Beck Filho
21/10 – EEEM 1° de Maio
CARLOS BARBOSA
1º/10 – EMEI Basílio Nazareno Ceratti
FLORES DA CUNHA
10/10 – EMEF 1º de Maio