Cultura

Projeto Refloresta chega a Bento Gonçalves com teatro e roda de conversa

Foto: Projeto Refloresta/Crédito Marcelo Pedroso
Foto: Projeto Refloresta/Crédito Marcelo Pedroso

Iniciativa gratuita percorre dez cidades do Rio Grande do Sul com espetáculos teatrais e debate referente à consciência ambiental

Projeto Refloresta estará em Bento Gonçalves nos dias 11 e 12 de setembro com uma programação que une arte e reflexão sobre o meio ambiente. As apresentações das peças Kaleh e Um Passarinho me Contou serão direcionadas a estudantes da rede escolar, enquanto a comunidade em geral poderá participar da roda de conversa aberta ao público, que propõe o diálogo sobre sustentabilidade e preservação ambiental. O encontro será na quinta-feira, 11, às 19h, no Akara Atelier Cultural com acessibilidade em Libras.

Além de Aline Tanaã e Darlan Gebing – artistas dos espetáculos do Refloresta – também participam da roda em Bento a artista e produtora cultural responsável pelo Akara, Natália Giacomello, que está produzindo e articulando o projeto Refloresta a nível local; assim como as convidadas Ana Rita, educadora, cientista social e artista; e Camila Scheffer Hein, que é artista e educadora com trabalho voltado à Mata Atlântica.

Todas as atividades são gratuitas e fazem parte de uma circulação que passa por dez cidades do Rio Grande do Sul. A circulação já passou por Capão da Canoa e Caxias do Sul. Ainda receberão o Refloresta as cidades de Novo Hamburgo, Arroio do Meio, Pelotas, Bagé, Ijuí, Santa Maria e Passo Fundo. O projeto conta com o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Política Nacional Aldir Blanc, realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

Mais detalhes sobre a circulação podem ser acompanhados pelo Instagram.com/refloresta.teatro.

Sobre os espetáculos

“Um Passarinho me Contou” narra a história de um menino que investiga a vida das aves, registrando suas descobertas em um caderno de pássaros. Entre as histórias que ele compartilha, estão as do João de Barro, o Chupim e o Beija-Flor apaixonado por uma flor de plástico. Ao recordar contos que lhe foram transmitidos através de gerações, o menino, inspirado por Manoel de Barros, se lança em uma pesquisa lúdica, explorando a riqueza do mundo avícola.

“Khaleh”, por sua vez, é um espetáculo que exala acolhimento e ressignificação. Inspirado na obra “A Ciranda das Mulheres Sábias” de Clarissa Pinkkola Estés, a peça apresenta uma guardiã que guia o público por narrativas entrelaçadas, explorando memórias e ancestralidade. Através de arquétipos femininos, especialmente o da Grande Mãe, a obra denuncia a sobrecarga da Terra enquanto ser vivo e a invisibilidade da maternidade.

Sobre os atores

Darlan Gebing é mestre em educação e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciado em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalha com teatro em Caxias do Sul – RS desde 2012. Em 2022 estreou seu primeiro solo teatral chamado “Um Passarinho me contou” que um ano depois se transformou em seu primeiro livro infantil publicado. Atua também como arte-educador e produtor cultural na região da Serra Gaúcha. Instagram: darlanacena.

Aline Tanaã é atriz, diretora, professora teatral, produtora, psicóloga e mãe. Atua no teatro desde 1997, fundando e trabalhando com grupos como Médicos do Sorriso, Núcleo Trompas de Falópio (Trompim Teatro), Coletivo Vegalianos e participa do Trupe de Maricas. Investiga o protagonismo feminino como artista criadora de trabalhos como o vídeo arte Mata Virgem e no espetáculo Khaleh. Diretora da peça Um Passarinho Me Contou. Instagram: aline_tanaa.

Sobre as convidadas

Natália Giacomello – Artista. Produtora cultural. Escritora. Educadora. Responsável pela AKARA Atelier Cultural. Interessada pelos temas da natureza desde a infância. Coordena e dirige o documentário ”Raízes Sustentáveis” que resgata e registra a memória do início da agroecologia dos anos 90 em Bento Gonçalves. Graduada em Filosofia/PUCRS. Pós-gradua em Projetos Sociais/UFMG. Pós-graduada em Percussão brasileira/FASM. Mestranda em Educação/UERGS.

Ana Rita – Cientista Social de formação, educadora, fotógrafa, arteterapeuta. Atualmente mestranda em educação pela UERGS. Criadora da Lagarta Criações, dedica-se há 8 anos a criação de oráculos e jogos de autoconhecimento num perspectiva feminista e de transformação social.

Camila Scheffer Hein – Artista visual, fotógrafa e educadora. Autora de um livro que articula arte, natureza e educação, nos últimos anos tem direcionado sua trajetória artística para experiências sensíveis e educativas vinculadas à Mata Atlântica. Atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado em Educação na UERGS, na qual investiga as relações entre arte, ensino e território, com foco no bioma. Seu trabalho busca não apenas criar vínculos poéticos e afetivos com a floresta, mas também divulgar e valorizar a importância da Mata Atlântica para a manutenção da vida.

SERVIÇO

Quinta-feira, 11 de setembro

  • 11h e 14h – Espetáculo teatral “Um Passarinho Me Contou”, com Darlan Gebing
    Local: Carrossel da Esperança
  • 19hRoda de Conversa com Aline Tanaã, Darlan Gebing, Natália Giacomello, Ana Rita e Camila Scheffer Hein
    Local: Akara Atelier Cultural (Rua São Caetano, 25, subsolo B, Botafogo)

Sexta-feira, 12 de setembro

  • 9h e 10h30 – Espetáculo teatral “Kaleh”, com Aline Tanaã
    Local: Colégio Visconde de Bom Retiro